Coluna da segunda
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PL, Anderson Ferreira poderá ser o responsável por liderar o palanque do presidente Jair Bolsonaro no estado, já que ambos fazem parte do mesmo partido. O prefeito do Jaboatão tem evitado nacionalizar o debate eleitoral, mas já declarou publicamente que não vai ter dificuldade de declarar apoio à reeleição do chefe do Planalto.
Durante uma entrevista em janeiro, Bolsonaro afirmou que Anderson Ferreira é “um excelente nome para Pernambuco”. Entretanto, ele também criticou quem deseja disputar um cargo majoritário, sem ter vinculação com o governo federal.
Amanhã (08), Jair Bolsonaro estará no Sertão de Pernambuco visitando à Estação de Bombeamento 3 (EBI-3) do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A presença de Anderson, além de ser uma retribuição ao gesto do presidente, serviria como aceno aos bolsonaristas que enxergam no ministro Gilson Machado a melhor opção para disputar o Governo do Estado.
Atualmente, Anderson Ferreira integra o Movimento Levanta Pernambuco, que também conta com Raquel Lyra (PSDB) como pré-candidata ao Palácio do Campo das Princesas. O gestor jaboatonense já afirmou que em abril renuncia para disputar a eleição e jogará na posição para qual for convocado, já que também existe a vaga do Senado em aberto.
As últimas pesquisas trazem Bolsonaro pontuando entre 25% a 30%, e contar com o apoio do presidente numa eleição polarizada nacionalmente pode impulsionar o nome de Anderson na disputa estadual, aumentando as chances do liberal chegar ao segundo turno.
Resgate
Com a intenção de desgastar a relação entre o prefeito Anderson Ferreira (PL) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), há algumas semanas, bolsonaristas resgataram um vídeo de apoio de Anderson a Marília Arraes (PT) no segundo turno da eleição do Recife. A outra alternativa era João Campos (PSB).
Comitiva
Além de Bolsonaro, acompanham o presidente na viagem a Salgueiro o ministro do Turismo, Gilson Machado, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A visita deve ser marcada por discursos políticos, já que o ex-presidente Lula conta com um forte apoio popular na região.
Ação
Poucos dias depois de o PT decidir apoiar o deputado Marcelo Freixo (PSB) na disputa ao Palácio Guanabara, o prefeito Eduardo Paes (PSD) reagiu afirmando que “o ex-presidente Lula não tem relevância na eleição para o governo do Rio”. O PSD tem apostado na candidatura do ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz.
Reação
A declaração do prefeito do Rio, Eduardo Paes, contribui para distanciar o PSD do PT e PSB, atrapalhando a vida do deputado André de Paula (PSD), que trabalha para ser indicado ao Senado na chapa da Frente Popular. Andre foi à mesa com o ex-presidente Lula na última visita do petista a Pernambuco.
Sucesso
A população de Serra Talhada tem aprovado a ciclovia implantada pela prefeita Márcia Conrado (PT) no município. O equipamento tem sido bastante utilizado pela população, que prefere a bicicleta como um modal de transporte.