Cenário Político: Danilo Cabral ensaia estratégia eleitoral

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Chico Ferreira

Coluna da sexta

No dia em que o governador Paulo Câmara (PSB) foi à mesa com o ex-presidente Lula (PT), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) fez questão de publicar um vídeo nas redes sociais exaltando algumas realizações do petista durante seus governos.

Nos bastidores, já é dado como certo o nome de Danilo para disputar a sucessão de Paulo. O parlamentar larga bem fazendo a defesa de Lula, tendo em vista que o petista lidera todas as pesquisas e é o maior cabo eleitoral de Pernambuco.

Em um trecho do vídeo, Danilo Cabral chega a dizer que “o Brasil sente saudade de Luiz Inácio Lula da Silva”. O discurso foi feito no dia 21 de janeiro, durante a entrega dos cartões do Programa de Auxílio Emergencial de Surubim (PAES), mas coincidentemente só foi ao ar ontem (3).

Já no campo da oposição, a ordem é discutir o Estado e não nacionalizar o debate, o que parece ser algo distante, diante da polarização já formada entre Bolsonaro e Lula, que sempre influenciou diretamente no embate local.

Cobrança
Cotada para vice na chapa do PSB, a deputada estadual Teresa Leitão (PT), que tem suas origens no campo da educação, cobrou que o Governo do Estado e prefeituras atendam à Lei do Piso do Magistério e implementem o reajuste de 33,24% no piso salarial da categoria. A petista também participou de um ato que saiu da Alepe com direção ao Palácio do Campo das Princesas.

União
Em entrevista ontem (3), à Rádio Jornal Recife, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, avaliou que uma federação entre sua sigla e o MDB poderá garantir 90 deputados na Câmara Federal, o que faria uma grande diferença durante toda a legislatura. O tucano afirmou que essa é uma união que vai além de qualquer resultado presidencial.

Tempo
Ainda na entrevista, Bruno Araújo garantiu que se o prazo estabelecido por Luís Roberto Barroso para concretizar as federações seja mantido, ficará difícil de PSDB e MDB chegarem a um entendimento. Assim como PT, PSB, PCdoB e PV, o presidente da sigla tucana também defende que o TSE estenda até agosto.

Livro
Mesmo em meio a uma produtiva agenda legislativa, o deputado estadual Erick Lessa (PP) escreveu um livro relembrando seus tempos como delegado. Com o título ‘Chacina de Poção, a barbárie do Sítio Cafundó’, a obra é editada pela Cepe e retrata os bastidores da investigação de um crime ocorrido em 2015, que chocou o Brasil, com a morte de três conselheiros tutelares e uma idosa.

Antecipação
Diante do cenário de aceleração da variante Ômicron, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco antecipou para próxima segunda-feira (7) a discussão da necessidade de novas restrições, antes mesmo do encerramento da vigência do atual decreto. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante  coletiva de imprensa realizada ontem (3).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO