Coluna do sábado
A pesquisa encomendada pelo Partido dos Trabalhadores e divulgada amplamente ontem (28), pela imprensa, animou o deputado federal Carlos Veras (PT). Em um dos cenários, ele aparece com 10% na corrida pelo Senado, atrás apenas do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).
Atualmente, Veras está exercendo o seu primeiro mandato na Câmara Federal e também está à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa. Foi co-autor de um dos projetos mais importantes na pandemia, responsável por garantir um subsídio ao preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda.
O desejo do ex-presidente Lula em ver o PT disputando mais uma vez o Senado em Pernambuco acabou projetando o nome de Carlos Veras, isso porque a Frente Popular nem de longe quer ouvir falar no nome da deputada Marília Arraes (PT), mesmo com a segunda secretária da Câmara sendo muito mais competitiva.
A vaga para o Senado deve mesmo ficar com o deputado André de Paula (PSD), cabendo ao PT indicar o espaço na vice. Já Veras, será candidato a reeleição com o status de quem um dia foi lembrado para disputar um dos espaços mais importantes da politica nacional.
Mais um
Após o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, negar que disputará a reeleição pelo MDB, o ex-secretário de Mobilidade do Governo Federal, Tiago Pontes, também entrou em contato com o Blog Cenário, através de sua assessoria, negando uma candidatura a estadual pelo partido comandado por Raul Henry.
Compromisso
Na nota, Tiago Pontes fez questão de enfatizar o compromisso com o Republicanos, que é conduzido em Pernambuco pelo deputado Silvio Costa Filho. O ex-auxiliar de Bolsonaro vem conquistando importantes apoios no estado e chegará forte para ocupar uma vaga na Alepe na próxima legislatura.
Reação
O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) reagiu duramente à revogação dos lutos oficiais feita pelo presidente Bolsonaro. Entre os nomes, Dom Hélder Câmara, Frei Damião e Miguel Arraes. O parlamentar vai entrar com um pedido de cancelamento nesta segunda-feira (31).
Titular
O assessor especial da prefeita Raquel Lyra (PSDB), José Pereira, tem acompanhado cada passo da tucana por Pernambuco. Assim como Rubens Júnior, Pereira é uma espécie de amuleto da família Lyra, já ocupando diversos espaços, desde os governos de João Lyra Neto.