A Prefeitura do Recife avança com mais uma etapa na vacinação infantil contra a Covid-19. A partir da noite deste domingo (23), o Conecta Recife estará com agendamento aberto para começar a vacinação das crianças com 10 anos de idade. Na capital pernambucana, a estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, é de 159.558 mil crianças entre 5 e 11 anos.
Com esse novo grupo aberto, a Prefeitura do Recife segue as orientações do Ministério da Saúde, com a imunização por faixa etária de forma decrescente. Até o dia 22 de janeiro, foram vacinadas, contra a covid-19, 1.672 crianças entre cinco e 11 anos no Recife – o que representa 1,05% de cobertura vacinal.
A vacinação infantil começou no Recife no dia 15 deste mês, para crianças de 5 a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. No dia 19 de janeiro, a Prefeitura abriu agendamento para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente, listadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde, bem como o início da vacinação por faixa etária, com meninos e meninas com 11 anos de idade.
No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.
A Secretaria de Saúde (Sesau) do município montou Centros de Vacinação exclusivos para este público: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. O imunizante utilizado é o da Pfizer. A vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo do Conecta Recife.
No ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade. Para comprovar comorbidade ou deficiência permanente, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo da declaração da Sesau está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. Já o laudo médico deve conter o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição. Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.