Cenário Político: João Campos entra no debate eleitoral

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Reprodução

Coluna da segunda

Visto como um obstáculo para o retorno do casamento entre PT e PSB, João Campos deu um importante passo para que as duas siglas possam caminhar juntas nas eleições do ano que vem. No último sábado (23) o prefeito do Recife se reuniu com o ex-presidente Lula, em São Paulo, para discutir uma união para vencer o presidente Jair Bolsonaro nas urnas.

A conversa já tinha sido antecipada pelo colunista do O Globo, Lauro Jardim, na manhã de ontem (24), mas só no início da noite João Campos divulgou oficialmente o encontro com o petista em uma rede social. Antes disso, na passagem de Lula por Pernambuco, os dois já tinham ido à mesa em um jantar oferecido pelo governador Paulo Câmara (PSB), na sede do Palácio do Campo das Princesas.

Mesmo com essa sinalização, João Campos reforçou que “as alianças eleitorais devem ser discutidas apenas em 2022”, indicando que os partidos ainda cumprirão algumas etapas até lá. Mas como na política não existe gesto sem sentido, a expectativa é que esse movimento ganhe novos desdobramentos e possa avançar, isolando mais uma vez o PDT, que tem Isabella de Roldão como vice-prefeita da capital pernambucana.

Movimentação – Líder do PDT na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz cumpriu uma extensa agenda no Sertão do Araripe. Ainda sem uma definição sobre em que palanque subir na disputa pelo Governo de Pernambuco, o parlamentar segue trabalhando junto às bases em busca de garantir o seu 7º mandato em Brasília.

Espera – Ainda sem data definida, existe uma grande expectativa sobre quando o governador Paulo Câmara (PSB) anunciará ações do Plano Retomada em Caruaru. O gestor já percorreu algumas mesorregiões anunciando grandes investimentos. A esperança é de que Paulo anuncie a retomada das obras do Hospital da Mulher e do Complexo de Polícia Científica.

Lógica – Caso Raffiê Dellon (PSD) encare mesmo a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano, naturalmente ele subiria no palanque de Miguel Coelho (DEM) para o Governo do Estado. A conta é simples: além de Raffiê não ser simpático ao projeto representado pela Frente Popular, o jovem atua no campo de oposição à prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Encontro – Durante a passagem de Miguel Coelho (DEM) por Bezerros, no último sábado (23), o prefeito de Petrolina foi à mesa com Raffiê Dellon (PSD). A informação foi confirmada por uma fonte que também esteve no local. O plano é Raffiê ser o estadual de Miguel em Caruaru, mas nesse enredo, o apoio a André de Paula (PSD) para a Câmara ou Senado estaria mais que garantido.

Dobradinha – O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) anunciou, neste domingo (24), uma parceria com o deputado federal Fernando Filho (DEM) nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Wanderson tem ampliado sua rede de apoios e caminha a passos largos para consolidar sua reeleição. Em breve ele oficializará sua filiação ao Podemos, que vai apoiar Miguel Coelho (DEM) no próximo ano.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO