O vereador de Caruaru, Mano do Som (DEM), apresentou o requerimento nº 3761/2021 que oferece voto de aplauso ao pastor Silas Malafaia. O documento já incorporado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo será lido na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (20).
De acordo com o parlamentar, a homenagem reconhece a importância de Malafaia e “a grandeza de sua dedicação e defesa pelos valores cristãos, nas diversas formas de ajudar a sociedade, seja ela a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.
O polêmico pastor lidera a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) e é um dos precursores dos palanques políticos montados nos púlpitos das igrejas. Frequentador assíduo do Palácio do Planalto, Malafaia anda para cima e para baixo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inclusive participando de atos políticos, a exemplo da motociata em Pernambuco e as manifestações do 7 de Setembro.
Além dos diversos processos por injúria e difamação, o religioso foi indiciado pela Polícia Federal, em 2017, na Operação Timóteo, que investigou um suposto esquema de corrupção nas cobranças de royalties da exploração mineral. De acordo com a PF, o pastor recebeu um cheque de R$ 100 mil de um dos escritórios investigados e depositou em uma conta pessoal.
Em 2021, dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) revelaram que a igreja e a editora dirigidas por Malafaia sonegaram R$ 4,6 milhões em impostos que ele tenta reverter através de uma lei criada este ano, que oferece um perdão bilionário em impostos de dívidas de igrejas.
O pastor, que é cotado para vice de Bolsonaro no próximo ano, estará em Caruaru neste fim de semana para participar da reinauguração de uma de suas igrejas. A homenagem apresentada por Mano do Som deve ser votada na próxima terça-feira (26).