Cenário Político: Duque segue defendendo candidatura do PT

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de setembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna do sábado

Pré-candidato a deputado estadual pelo PT, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, segue na defesa para que o seu partido dispute o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Em conversa com a coluna, o petista fez uma avaliação sobre os números divulgados pela Múltipla Pesquisa e Consultoria, que trazem os candidatos do Partido dos Trabalhadores na dianteira.

Duque credita o fato de o senador Humberto Costa (PT) liderar a pesquisa em mais de um cenário ao seu trabalho na CPI da Covid, que tem desvendado possíveis irregularidades do Governo Federal no combate à pandemia, além do recall de Lula em Pernambuco. O ex-presidente aparece com 63,7% das intenções de votos, bem à frente dos outros nomes que se apresentam.

Apesar do empenho de Luciano Duque para que o PT dispute o Governo do Estado em faixa própria, a tendência é que o partido retome a aliança com o PSB. O martelo só deve ser batido no próximo ano, mas alguns parlamentares petistas já estão participando de agendas ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), sinalizando que uma reaproximação está em curso.

Complemento – A avaliação que tem sido feita nos bastidores é de que o ministro do Turismo Gilson Machado não será candidato ao Governo do Estado. Ele pode ser uma opção para ocupar o Senado Federal na chapa de Miguel Coelho. Gilson poderia ajudar a atrair o eleitor de Bolsonaro para o palanque do prefeito de Petrolina.

Levou falta – Do clã Coelho, apenas o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) faltou ao jantar promovido por Miguel Coelho, apesar de estar no Recife. Além do prefeito de Petrolina, também estiveram presentes os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, ambos do DEM. Os três filhos de FBC fizeram questão de dialogar com todos os presentes.

Mobilização – Neste sábado (25), os 184 municípios de Pernambuco estarão mobilizados para a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19. De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), 65% da população está vacinada com a primeira dose, mas apenas 33% com a segunda.

Pegou mal – O fato da primeira-dama Michelle Bolsonaro ter se vacinado nos Estados Unidos gerou bastante críticas. Para quem levanta o patriotismo como bandeira política, o ato foi no mínimo controverso.

Revolta – O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, proibiu que missões religiosas entrem em áreas com indígenas isolados ou com recente contato. Ele reafirmou os termos de uma decisão própria, tomada no ano passado e ratificada, que já impedia a entrada de terceiros em áreas com indígenas isolados e determinava a instalação de barreiras sanitárias para evitar o contágio pela Covid-19. A determinação desta quinta-feira (24) levantou revolta da bancada evangélica.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO