Cenário Político: filiação de Miguel será o start para pré-campanha

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
9 de setembro de 2021 às 00h00min
Foto: Jonas Santos

Coluna da quinta

Marcada para o dia 25 de setembro, a filiação de Miguel Coelho ao Democratas promete reunir grandes nomes da política estadual e nacional, a exemplo do ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Antes mesmo de dirigentes do MDB negarem a legenda para Miguel disputar o Governo do Estado no próximo ano, a sua mais nova sigla já era cogitada como alternativa.

Apesar de algumas andanças de Miguel Coelho pelo estado, o evento de filiação deve ser um divisor de águas, já que o prefeito deve dar o tom de como será sua pré-campanha pelos próximos meses. Desde quando passou a ter o nome cogitado para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, Miguel sempre mostrou disposição em ser o principal adversário do PSB em 2022.

Pessoas mais próximas a Miguel entendem que é possível e necessário atrair partidos e lideranças que atualmente fazem parte da Frente Popular, como o PDT de Wolney Queiroz. Com um governo bem avaliado, o gestor acredita que o modelo aplicado na Capital do São Francisco nos últimos anos possa dar certo em Pernambuco, basta agora convencer os eleitores de apostarem no seu projeto.

Ponto de encontro – Como já é de costume, o deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, recebe semanalmente prefeitos, vereadores e demais lideranças do estado para discutir os mais variados assuntos da política. Quem bateu o ponto por lá ontem (08) foi Jarbas Filho (MDB), que é visto com grandes chances de ser eleito deputado estadual em 2022.

Impeachment – O Movimento Brasil Livre (MBL) tem convocado atos contra o governo Bolsonaro para o próximo domingo (12). A ideia é que todos os presentes possam ir de branco, simbolizando “democracia e paz”. O grupo ganhou força durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Presença confirmada -Quem estará ao lado do MBL nas manifestações contra Bolsonaro no próximo domingo (12) é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista ainda não sabe se subirá no caminhão de som, mas confirmou presença no ato que será realizado em São Paulo.

Bloqueio – No fim da noite desta quarta (08), um novo grupo de caminhoneiros fechou a BR-408, na altura do km 83, em Paudalho. De acordo com a PRF os cerca de 50 manifestantes queimaram pneus nas rodovias e pediam que a imprensa fosse até o local para que o movimento dos caminhoneiros ganhasse notoriedade.

Moxotó – O governador Paulo Câmara (PSB) cumpre nova agenda no Sertão, dessa vez no Moxotó. Entre os anúncios que serão feitos, a licitação para restauração da PE-336 e a execução do projeto, e obra da implantação do Sistema de Abastecimento de Água Poço do Boi.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO