Paulo Câmara lança Boletim Integrado de Defesa Social

Notícias
Por Américo Rodrigo
8 de setembro de 2021 às 15h30min
Foto: Aluisio Moreira

Durante reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na manhã desta quarta-feira (08), o governador Paulo Câmara (PSB) lançou o Boletim Integrado de Defesa Social (Bids), que vai informatizar e integrar o trabalho cotidiano das forças de segurança, realizando especialmente a interface entre as polícias Civil e Militar, desde o chamado via 190 até os procedimentos de polícia judiciária.

O novo sistema permitirá o acompanhamento de forma mais dinâmica e em tempo real das manchas criminais, otimizando o planejamento operacional. Ao eliminar o preenchimento manual de formulários de papel, e o retrabalho na transmissão de uma ocorrência entre as polícias, a plataforma possibilita o aumento da produtividade.

O novo sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos sob a coordenação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Defesa Social (SDS) e já está sendo utilizado como projeto piloto em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

O Bids traz ainda alguns recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia do policial, como georreferenciamento para preenchimento de informações básicas de endereço; a inserção de imagens de objetos apreendidos, como armas e entorpecentes; e a possibilidade de ditar informações, transformadas automaticamente em texto. Finalizado o preenchimento, é gerado um relatório virtual, que poderá ser compartilhado via aplicativos de troca de mensagens.

Na fase de teste, o Bids foi implantado na Área Integrada de Segurança (AIS)  – 6, que funciona na Estrada da Batalha, Prazeres, e recobre o município de Jaboatão dos Guararapes. Nessa AIS, as sedes do 6º Batalhão da Polícia Militar e da 6ª Desec – Delegacia Seccional da Polícia Civil estão juntas, facilitando o desenvolvimento da ferramenta.

No projeto-piloto, foi constatado que o novo boletim possibilitou um ganho de 40 a 50 minutos no retorno das viaturas da PMPE para as ruas. Atualmente, multiplicadores de dez unidades da capital estão sendo treinados para começarem a operar dentro do Bids. A previsão é que, até o final do ano, 90% de todas as 51 unidades operacionais já tenham sido treinadas. Já estão sendo instruídos o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º batalhões de área, além de cinco unidades do Diresp (BPChoque, BPRp, RPMon, CIPMoto e CIATur).

Durante a reunião de monitoramento, também foram analisados os números do último mês. O detalhamento e os recortes dos dados criminais serão divulgados no próximo dia 15.  A reunião do Pacto pela Vida contou ainda com a presença dos secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Sobreira (Mulher), o chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Carlos José; o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza; além dos comandantes gerais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana, e do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO