Cenário Político: Caminho livre para Raffiê Dellon

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de abril de 2019 às 10h06min
Foto: Renan Vasconcelos


Um fato novo que movimentou a política de Caruaru durante a semana foi a confirmação da filiação de Raffiê ao PSD. Não só a confirmação da filiação, mas a presidência do partido e a liberdade para organizar sua caminhada na disputa pela majoritária. Durante evento realizado com lideranças políticas, o jovem oficializou seu ingresso aos quadros do partido. A filiação aconteceu no escritório do deputado federal André de Paula (PSD), que deu carta branca para que Dellon construísse seu projeto para disputar a cadeira do Palácio Jaime Nejaim. O coordenador da 4ª Ciretran fazia parte do PV e disputou a eleição de 2016 como candidato a vice-prefeito do então deputado estadual Tony Gel (MDB).

Ainda em 2016, Dellon presidia o PSDB e viu de forma inesperada o partido ir para as mãos da família Lyra, através de uma articulação de Raquel com Aécio Neves. O jovem nunca escondeu de ninguém o desejo de disputar a Prefeitura de Caruaru e vem construindo esse projeto através de visitas na zona rural e diálogo com lideranças comunitárias. 

O PSD conta com três vereadores na Câmara Municipal e será preciso uma conversa para saber qual o rumo que cada parlamentar vai tomar, já que fazem parte de grupos políticos diferentes. Raffiê terá o desafio de unir partidos e uma chapa competitiva. A boa relação com Álvaro Dias pode garantir o Podemos no seu palanque, contribuindo para  aumentar o tempo de programa eleitoral nas Tv’s e Rádios. Caso não aconteça o mesmo que aconteceu em 2016 e Raffiê consiga disputar a eleição, teremos a garantia de bons debates no próximo pleito.

O ALVO É MOURÃO

Durante a semana, um fato que chamou atenção foram os ataques de Carlos Bolsonaro ao General Mourão pelo Twitter. Foram cerca de 13 mensagens acusando o vice-presidente das mais diversas coisas. Recentemente Mourão também foi alvo do filósofo e guru de Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho. O presidente tentou conter o filho, que o ignorou.

TRANQUILO E SERENO

O ex-presidente Lula foi entrevistado na última sexta-feira (26), por jornalistas da Folha de S. Paulo e El País. Quem esperava um homem triste e cabisbaixo se enganou. Em pouco mais de duas horas de entrevista, Lula afirmou ter a “consciência tranquila” e também o desejo de provar a “farsa montada” pelo ex-juiz da Lava-Jato e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro.

EM DEFESA DA REFORMA

Representantes de sete Estados assinaram uma carta em defesa da reforma da Previdência. Curiosamente todos eles são do Sul e Sudeste. O encontro contou com a presença dos governadores de São Paulo, João Dória (PSDB), Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). O Rio de Janeiro e o Paraná foram representados pelos vice-governadores Cláudio Castro (PSC) e Darsi Piana (PSD), respectivamente.

NA CAPITAL PERNAMBUCANA 

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann estará em Recife na próxima segunda-feira (29), participando de uma série de atividades. Uma delas é um debate sobre a reforma da Previdência, promovido pelo deputado estadual Doriel Barros (PT), na ALEPE. O evento acontece por volta das 9h, no auditório Sérgio Guerra.

MAIS TRANSPARÊNCIA 

O vereador Daniel Finizola (PT), apresentou um Projeto de Lei solicitando que a Prefeitura de Caruaru publique, de forma trimestral, um cronograma com a pavimentação das ruas que serão executadas no município. O objetivo é promover mais transparência nas ações do governo. O PL segue para ser analisado nas Comissões.

MAIS UM CONFIRMADO

O cearense Fagner animará a noite de São João em Caruaru. Outras atrações de peso também já foram anunciadas. A grade completa de atrações será divulgada na próxima terça-feira (30), no Alto do Moura, às 19h, e o evento é aberto ao público.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO