Aras será sabatinado hoje na CCJ do Senado

Notícias
Por Karol Matos
24 de agosto de 2021 às 08h00min
Foto: José Cruz

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina nesta terça-feira (24), a partir das 10h, o procurador-geral da República, Augusto Aras, para mais um mandato de dois anos.

Na função desde setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República, com mandato para o biênio 2021-2023. Se aprovado na CCJ, o nome de Aras ainda precisa ser confirmado no Plenário do Senado com ao menos 41 votos.

Aras comanda o Ministério Público e é a única autoridade que pode pedir abertura de inquéritos e formalizar acusações criminais contra autoridades com foro privilegiado por crimes praticados durante o mandato e em razão do cargo. 

A expectativa é de que a recondução seja aprovada com folga, mas a oposição deve fazer duras críticas a Augusto Aras, principalmente no que se diz respeito à omissão por parte do Ministério Público em relação às ações do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia e nas acusações de fraudes nas eleições de 2018, mesmo sem provas.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO