Recife alcança 70% dos adultos vacinados com 1ª dose

Notícias
Por Américo Rodrigo
25 de julho de 2021 às 12h30min
Foto: Ikamahã

‌O Recife segue ocupando uma posição de destaque no processo de vacinação contra a Covid-19 e alcançou, neste sábado (24), a marca de 70% da população adulta vacinada – o que representa 863.380 pessoas com pelo menos uma dose do imunizante. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber o imunizante anticovid. A eficiente operacionalização do Plano Recife Vacina mantém a capital pernambucana acima da média nacional de imunização, que está atualmente nos 44,6%.

Do total de pessoas vacinadas, 30,29% completaram o esquema vacinal. Ou seja, 315.385 pessoas já receberam duas doses da vacina e outras 59.487 tomaram a dose única do imunizante da Janssen. Na última semana, a Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima dos 31 anos. Além disso, todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também estão sendo imunizados na capital.

A importância da vacina como forma de controle da circulação do novo coronavírus se torna ainda mais evidente quando se observa os números de óbitos por síndrome respiratória aguda grave (srag) em um dos primeiros grupos prioritários a ser imunizado na cidade. As mortes por srag, confirmados para Covid-19, de idosos acima de 60 anos tiveram uma queda de 68,83%. Esse dado é comparativo entre as duas primeiras semanas anteriores ao início da vacinação anticovid no município (em 19 de janeiro) e as duas primeiras semanas de julho.

Investindo em inovação tecnológica, a Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a Covid-19: o Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br). Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO