O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), visitou o campi de Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que deve concorrer às emendas participativas do mandato. O pedetista, inclusive, destinou entre 2020 e 2021, mais de R$ 6 milhões e 300 mil para as federais do Estado.
A ideia do encontro foi prospectar mais investimentos na área da educação, um dos grandes eixos do mandato de Gadêlha. “Existe um propósito no subfinanciamento da educação pública no país. Precarizar o ensino superior e técnico é um projeto do governo Bolsonaro. A falta de investimento tem comprometido as atividades de pesquisa, extensão e até, manutenção do espaço físico dos IFs”, explicou Túlio.
Em reunião, o parlamentar foi recebido pela onde foi recebido pelo reitor da instituição, José Carlos de Sá Júnior, e pela diretora do campus local, Elaine Rocha. Ambos relataram as dificuldades enfrentadas após os cortes de gastos para educação pelo governo Bolsonaro.
O deputado se disponibilizou a inserir para votação das suas emendas participativas dois projetos do IF caruaruense: a construção de um centro de pesquisa e de uma quadra para a realização de eventos e atividades físicas dos cursos que oferecem prática de exercícios.