Colina da quinta
Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre quem será o nome do PSB para disputar o Governo de Pernambuco em 2022, ela foi sanada ontem (23) pelo presidente estadual da sigla, Sileno Guedes. Ele praticamente lançou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, durante entrevista concedida à CBN Caruaru, mas ressaltou que esse debate será feito no momento certo.
A declaração destoa de uma afirmação de Geraldo dada ao Jornal do Commercio há pouco mais de uma semana, onde ele foi categórico ao dizer que não seria candidato a governador. O ex-prefeito do Recife sempre foi o nome natural para tentar suceder Paulo Câmara (PSB), tanto que um dia após deixar de comandar a capital pernambucana, assumiu uma das pastas de maior visibilidade no governo socialista.
Apesar de alguns integrantes da Frente Popular se rebelarem manifestando uma preferência pelo nome do chefe da Casa Civil, Zé Neto, o assunto logo esfriou após Paulo Câmara fazer pequenos ajustes na sua equipe, contemplando no governo aliados que antes estavam com o pires na mão.
Para tentar manter no esquecimento as polêmicas causadas pelas investigações no combate à pandemia, Geraldo tem como principal cabo eleitoral no Recife o prefeito João Campos (PSB), que desempenha um trabalho acima da média. Apesar disso, o secretário vai precisar fortalecer seu nome em outras regiões do estado, já que nos últimos oito anos concentrou sua atuação na PCR.
Preservado – Mesmo durante os anúncios do Governo do Estado considerados positivos para o setor produtivo, o secretário Geraldo Julio vem sendo poupado de participar das coletivas. O gestor poderia usar bem os comunicados de avanço para economia e ir trabalhando o seu nome.
Conclusão – O STF declarou ontem (23) que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao julgar o ex-presidente Lula no processo do tríplex do Guarujá. Por 7 votos a 4, o tribunal confirmou uma decisão da Segunda Turma, que decretou a suspeição de Moro nesse caso, no qual o petista foi condenado em 2017.
Solidariedade – No mesmo dia em que o agora ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi desligado do Governo Federal, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, postou uma foto ao lado de Salles em tom de apoio, afirmando que estão juntos na luta pelo Brasil.
Ideologia – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (23), uma moção de repúdio ao presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, pelo descarte de livros históricos do acervo da entidade. A manifestação é de autoria dos deputados Rafael Motta e Danilo Cabral, ambos do PSB.
Desrespeito – Políticos de Caruaru continuam dando mau exemplo no combate à pandemia e seguem realizando festas juninas clandestinas, seja na zona rural ou urbana. Aglomeração e ostentação é o que mais é possível observar nas redes sociais dos representantes da população caruaruense. Nem parece que o país alcançou a triste marca dos 500 mil mortos recentemente.