Os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Gilson Machado (Turismo) não compareceram e nem enviaram representantes à audiência pública realizada na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (07) para debater o impacto da exploração de petróleo em regiões próximas ao arquipélago de Fernando de Noronha.
O encontro foi realizado na Comissão de Turismo a pedido do deputado Felipe Carreras (PSB). O parlamentar criticou a ausência dos ministros durante a sessão e disse não ter recebido retorno das pastas sobre o convite. “Fica claro que o Governo Federal não quer debater sobre danos ao meio ambiente quando dois mnistros não comparecem a uma audiência pública e tampouco mandam representantes. Esse é o compromisso do Governo Federal, é ter tempo e atenção para falar sobre exploração, mas falar sobre preservação, não”, disse. “Ficará para a história que a Câmara dos deputados e o Governo de Pernambuco não se furtaram em debater e prestar esclarecimento sobre a exploração de petróleo em Noronha e os possíveis danos ambientais”, concluiu.
A audiência foi solicitada por Carreras após o governo divulgar a liberação da exploração de petróleo na Bacia Potiguar, a cerca de 370 Km do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.