Uma fonte, em reserva, revelou há pouco ao Blog Cenário, que ao menos oito cidades do Agreste de Pernambuco já estão sem oxigênio para atender aos pacientes internados com Covid-19. Existe também uma previsão para que o produto só consiga abastecer o município de Garanhuns até o início da noite desta sexta (28).
Ainda ontem (27), mais de 20 pacientes internados no hospital de Lajedo precisaram ser transferidos às pressas porque não tinha mais oxigênio para mantê-los. Com a alta demanda de O2, o Estado enviou 149 concentradores para os municípios. O equipamento filtra o ar do ambiente, fornecendo oxigênio puro, sem que haja a necessidade de cilindros hospitalares.
Há cerca de 15 dias, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), fez um apelo para o envio de mais vacinas para o Agreste, aumentando a imunização da população. Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Pernambuco respondeu diretamente ao pedido dizendo que apesar de importante, isso não resolveria a atual situação da região.
É preciso que haja visibilidade e ações efetivas para que o problema que já assola o Agreste não torne o estado de Pernambuco uma nova Manaus