Cenário Político: o senador dos sonhos de Miguel Coelho

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
28 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Chico Bezerra

Coluna da sexta-feira

Mesmo sem ainda ter a garantia do MDB para disputar o Governo de Pernambuco, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, sonha em ter o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), disputando na sua possível chapa a cadeira que hoje é ocupada por Fernando Bezerra Coelho (MDB). Com isso, ele já eliminaria um concorrente direto e de quebra ganharia um forte palanque na região metropolitana.

Acontece que na última quarta (26), durante solenidade em Brasília, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, saudou Anderson como “futuro governador de Pernambuco”, dando a entender que o gestor está nos planos do partido para 2022. Enquanto isso, os principais nomes da oposição seguem sem falar publicamente de eleição, mas continuam atuando nos bastidores.

Em Pernambuco, historicamente os senadores eleitos foram puxados pelos governadores, com raras exceções. E para Anderson, não será vantagem abandonar o comando da segunda principal prefeitura do estado,  menos de dois anos depois de ter sido reeleito, para se arriscar em um projeto no qual ele não esteja liderando, e que principalmente não fortaleça sua legenda na chapa proporcional. Pelo visto, a oposição ainda vai ter muito o que dialogar. 

Futuro – Em rota de colisão com o PDT desde que foi impedido de disputar a Prefeitura do Recife, o deputado Túlio Gadêlha deve buscar uma nova sigla para tentar a reeleição no próximo ano. Um dos partidos que pode abrigar o parlamentar é o PSOL. Ainda ontem (27), Gadêlha esteve reunido com Guilherme Boulos, Juliano Medeiros e Dani Portela. Além do PSOL, o parlamentar também se reuniu com integrantes do PV.

Cálculo – Caso Túlio Gadêlha desembarque mesmo do PDT, a situação para Wolney Queiroz (PDT) conquistar seu sétimo mandato ficará ainda mais complicada, devido ao fim das coligações. Tradicionalmente os pedetistas nunca tiveram a prática de montar chapas competitivas no estado e em 2022 não deve ser muito diferente.

Conquista – A deputada estadual Teresa Leitão (PT) comemorou a inclusão dos profissionais de educação no grupo de vacinação. A parlamentar, que também é professora, chegou a apresentar um projeto na Assembleia Legislativa de Pernambuco exigindo a imunização da classe. 

Conflito – Através da Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente Jair Bolsonaro tenta derrubar os decretos impostos pelos governos de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte, que aplicaram medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, limitando o funcionamento das atividades econômicas. 

Resposta – Por meio de uma rede social, o governador Paulo Câmara (PSB) rebateu a postura de Bolsonaro. De acordo com o socialista, o presidente “encena embates de baixo nível, para uma plateia cada vez menor”. Paulo ainda disse confiar que o Supremo Tribunal Federal não deixará a atitude do chefe do Planalto prosperar.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO