Coluna da segunda-feira
Prefeito da maior cidade do país, Bruno Covas (PSDB) morreu neste domingo (16), aos 41 anos de idade, após seu quadro clínico se tornar irreversível na última semana. Desde outubro de 2019 que o tucano vinha enfrentando um câncer na cárdia, transição do esôfago para o estômago. O otimismo e a perseverança com os quais o gestor paulista enfrentou a doença passaram a ser sua marca registrada nos últimos meses.
Bruno herdou o gosto pela política do seu avô, Mário Covas, com quem morou no Palácio dos Bandeirantes até 2001, ano da morte do então governador. O primeiro teste de Bruno Covas nas urnas veio em 2004, quando concorreu ao cargo de vice-prefeito em Santos. O resultado não foi dos melhores e sua chapa acabou sendo derrotada. Dois anos depois, ele foi eleito deputado estadual e não largou mais a política.
Em abril de 2018, Covas assumiu a Prefeitura de São Paulo, após João Doria (PSDB) renunciar ao cargo de prefeito para se candidatar a governador. Com um perfil discreto, Bruno Covas construiu sua caminhada independente do sobrenome e foi reeleito em 2020. Admirado por aliados e adversários pelo seu espírito público, ele também deixa como exemplo a sua luta e amor à vida na dura batalha contra a doença.
Ajustes – Através de vídeos, presidentes de entidades empresariais sediadas em Caruaru criticaram duramente as medidas restritivas estabelecidas pelo Governo de Pernambuco, que entram em vigor a partir de amanhã (18). Diversos setores passarão por mudanças para se adequarem ao novo decreto que será publicado hoje (17).
Pé na estrada – A deputada Marília Arraes (PT) iniciou uma série de visitas a municípios pernambucanos. No Agreste Meridional, ela se reuniu com lideranças e apoiadores. Na ocasião, a petista destinou uma emenda parlamentar de R$ 190 mil para Garanhuns. A ideia é que o valor seja utilizado no enfrentamento à Covid-19.
Ausência – Ao buscar fortalecer seu nome na capital pernambucana para disputar a Prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT) acabou deixando suas bases no interior órfãs. Grande parte da sua votação foi conquistada justamente nas cidades fora da Região Metropolitana do Recife, a exemplo de Serra Talhada, onde conquistou a confiança de 11.303 eleitores.
Plantando a semente – Como na política não existe espaço vazio, o deputado federal Fernando Monteiro (PP) tem sido presença constante em Serra Talhada. Ele vem se projetando para receber o apoio da prefeita Márcia Conrado (PT). Na última sexta (14), o parlamentar esteve na Capital do Xaxado, onde participou de um café da manhã para homenagear os garis da cidade.
Reconhecimento – Neste domingo (16), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) fez questão de acompanhar de vacinação contra a Covid-19 no Centro Cultural Miguel Arraes. O município iniciou a aplicação das primeiras doses da Pfizer para grávidas e puérperas de municípios vizinhos. No local, o gestor foi bastante solicitado pelos presentes para fotos, além de elogios pelo trabalho realizado.