Recife inicia vacinação contra influenza nesta segunda

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
11 de abril de 2021 às 09h00min
Foto: Andréa Rêgo Barros

 A partir desta segunda-feira (12), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que, este ano, será dividida em três fases. A primeira fase, por orientação do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas, que terão como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Estes últimos serão vacinados na segunda etapa.

A estratégia da Prefeitura do Recife é descentralizar os locais de vacinação, para não gerar aglomerações, por isso, a imunização acontecerá em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em mais três parques da cidade que funcionarão também nos fins de semana. Este ano, em função da vacinação contra a Covid-19, os idosos a partir de 60 anos serão imunizados na segunda fase da Campanha.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com Covid-19, mas pode estar com gripe. A orientação inicial para os dois casos é a mesma: isolamento domiciliar para evitar contaminar outras pessoas. A Prefeitura do Recife disponibiliza o canal Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br), através do qual a pessoa com sintomas responde a um questionário e depois recebe a teleorientação de um profissional, caso seja necessário.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO