Coluna do sábado
Crítica ferrenha dos governos do PSB no estado, a deputada e segunda secretária da Câmara Federal, Marília Arraes (PT), parece não ter desistido do sonho de disputar o Governo de Pernambuco. Em recente entrevista à Rede Agreste de Rádios, a petista deixou seu nome à disposição para enfrentar a missão em 2022, caso o Partido dos Trabalhadores entenda que a candidatura venha a ser importante para o projeto nacional.
Quando disputou a Prefeitura do Recife, Marília tinha praticamente quase toda a cúpula petista ao seu lado, e os filiados enxergavam com naturalidade a tentativa de suceder o governador Paulo Câmara (PSB). Mas o lançamento de uma candidatura avulsa para disputar a segunda-secretaria da Mesa Diretora da Câmara instalou uma crise interna capaz de resultar em um processo disciplinar no Conselho de Ética da sigla.
O distanciamento entre petistas e socialistas levantou a especulação sobre uma possível candidatura do senador Humberto Costa (PT), mas após o ex-presidente Lula se tornar elegível, o cenário foi alterado novamente e a chance de uma nova união entre os dois partidos voltou a ser cogitada nos últimos dias, o que sacrificaria o projeto majoritário do PT em Pernambuco.
Até pouco tempo, a possibilidade de Marília Arraes disputar uma reeleição era dada como certa, mas sua declaração pode ser um novo elemento para ser adicionado ao tabuleiro eleitoral. Em 2018, a então vereadora do Recife percorreu o estado como pré-candidata ao Palácio, mas foi frustrada em nome de um projeto nacional do seu partido, e há grande chance do mesmo roteiro ser executado mais uma vez, para a decepção da petista.
Audiência – Conhecido pelo tom de suas críticas aos governos e quadros petistas, o jornalista Reinaldo Azevedo entrevistou, na quinta-feira (1º), o ex-presidente Lula. A repercussão foi instantânea e já alcançou mais de 1,7 milhão de visualizações apenas no canal da Rádio BandNews, mostrando a força que ainda detém dentro do campo político.
Reeleição – Cumprindo o seu sétimo mandato de deputado estadual, Romário Dias (PSD) defende uma reforma política no país que contemple o fim da reeleição de presidentes, governadores e prefeitos. De acordo com o parlamentar, os mandatos para esses cargos deveriam ser de cinco anos.
Reconhecimento – Romário Dias (PSD) ainda afirmou que em Pernambuco há excelentes quadros, e não poupou elogios ao trabalho que vem sendo realizado pelo deputado federal André de Paula (PSD), classificando o segundo-vice da Câmara Federal como “extraordinário político e estrategista”.
Homenagem – Um projeto do deputado João Paulo (PCdoB), aprovado na Alepe nesta semana, propõe homenagear os profissionais de saúde que morreram atuando no combate à pandemia, colocando seus nomes em bens públicos estaduais. A matéria agora segue para sanção do governador Paulo Câmara (PSB).
Se rendeu – O presidente Jair Bolsonaro comunicou ao Ministério da Saúde que pretende se vacinar contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo Correio Brasiliense. O Distrito Federal iniciará a imunização para pessoas com 66 anos, que é a faixa etária do chefe do Executivo. A vacina deve ser aplicada neste sábado (03), pelo ministro Marcelo Queiroga, que é médico cardiologista.