Recife doa sistema de vacinação digital contra a Covid-19

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
30 de março de 2021 às 08h45min
Foto: Daniel Tavares

Enquanto o país registra aglomerações e longas filas para a vacinação contra a Covid-19, no Recife a imunização acontece de forma fluida e rápida, o que permite a capital  sair na frente e ampliar os grupos de vacinação contra a doença antes de outros municípios. A explicação está na aposta da gestão de investir em um processo 100% digital.  

Agora, o que já era bom exemplo, vai poder ser multiplicado. Nesta segunda-feira (29), o prefeito João Campos (PSB) anunciou a doação do sistema desenvolvido pela Prefeitura do Recife para o cadastro, agendamento e também atendimento nos centros de vacinação a todos os municípios de Pernambuco e do Brasil que queiram seguir os mesmos passos. 

“Desde o início da vacinação aqui no Recife, nós tomamos a decisão de fazer tudo de maneira digital: o cadastro, o agendamento e a validação de todas as informações quando a pessoa chega no centro de vacinação. Tudo isso é feito dentro de um sistema que foi desenvolvido pela nossa equipe aqui da prefeitura e agora a gente vai fazer a doação, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do grupo Unidos pela Vacina, para qualquer município de Pernambuco ou do Brasil que desejar utilizar esse sistema”, anunciou João Campos. 

O Recife foi a primeira capital do Nordeste e uma das primeiras do Brasil a iniciar a vacinação em diversos grupos prioritários, como aquele formado por idosos com 64 anos ou mais. Em um único dia, a capital pernambucana já alcançou a marca de 8,2 mil pessoas vacinadas, sem filas ou aglomerações. Até o momento, 198.445 pessoas foram vacinadas no Recife. Dessas, 62.874 receberam a segunda dose do imunizante e já concluíram o esquema vacinal. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO