Através de nota, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudiou a Prefeitura de Caruaru com relação a vacinação dos profissionais de saúde. De acordo com o Simepe, o governo municipal pulou as fases do plano, prejudicando a ordem de vacinação dos grupos prioritários. “A prefeitura fez o chamamento para a segunda fase, sem nem ter concluído a primeira, que contemplava os trabalhadores de saúde”, diz o texto.
“Desde o início da vacinação no Brasil, os profissionais de saúde foram colocados como prioridade, mas parece que isso ficou só na teoria em Caruaru. Um verdadeiro absurdo que se enquadra até como improbidade administrativa. Com exceção dos dentistas e auxiliares de saúde bucal, a prefeitura não fez mais chamamento a nenhum outro grupo de trabalhadores da saúde”, diz uma outra parte da nota.
Também por nota, a Secretaria de Saúde de Caruaru informou que segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) e as pactuações estabelecidas junto ao Governo do Estado.
“Quanto ao Plano Municipal de Imunização, seguindo todas essas diretrizes, o município elaborou uma estratificação de risco de exposição. A cópia do documento foi enviada aos conselhos profissionais, sindicatos e para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE)”, disse a Prefeitura de Caruaru.