Cenário Político: oposição em Caruaru segue ladeira abaixo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
26 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Edmilson Tanaka

Coluna da sexta-feira

Se a situação para a prefeita Raquel Lyra (PSDB) já era confortável, com a saída dos vereadores Anderson Correia (PP) e Cabo Cardoso (PP) do frágil bloco de oposição, a tucana praticamente caminha sem adversários em Caruaru. Mesmo diante de um cenário sem revanchismo por conta da pandemia do novo coronavírus, as vozes dos parlamentares municipais e estaduais seguem sem ecoar na cidade.

De acordo com o que a coluna Cenário Político apurou, o esvaziamento do grupo na Casa Jornalista José Carlos Florêncio tem relação direta com a forma que o líder da oposição, Fagner Fernandes (PDT), vem conduzindo os trabalhos. Já uma outra fonte ligada ao Palácio Jaime Nejaim enxerga que esse é o primeiro passo para que ambos possam aderir à base da tucana, tendo em vista que os dois vereadores nunca se posicionaram de forma mais incisiva contra o governo.

Tanto Correia quanto Cardoso fazem parte do partido liderado pelo deputado estadual Erick Lessa (PP), que desde sua derrota nas urnas em 2020 não tem feito outra coisa a não ser calcular seus pronunciamentos visando a reeleição no próximo ano. A falta de uma liderança que faça um contraponto de forma qualificada à chefe do Executivo tem tornado a política local um espaço frio e amargo, onde a prefeita atua sem ser incomodada.

Protesto – Apesar da Câmara Municipal de Caruaru não ter nenhuma relação com as medidas restritivas determinadas pelo governo estadual, comerciantes se concentraram ontem (25), em frente à Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Os participantes chegaram a levar caixão e coroa de flores, simbolizando a morte do comércio.

Posicionamento – Em resposta, o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), enviou uma nota à imprensa reafirmando a competência de cada poder no enfrentamento do novo coronavírus, além de reforçar os projetos apresentados pelos parlamentares nesta e na antiga legislatura. 

Desenvolvimento – Ao lado do superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), anunciou, nesta quinta (25), dois projetos de impacto para a mobilidade, turismo e lazer: a duplicação da Avenida Transnordestina e a construção da Orla 3. Mesmo em um período em que os recursos estão sendo concentrados na área da saúde, o município segue investindo em infraestrutura.

Prioridade – Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco desta quinta (25), a deputada Teresa Leitão (PT) prestou solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos e destacou que dentre esses mortos, dez são professores da rede pública estadual de ensino. Diante deste cenário, a deputada pediu para que a Casa agilize e analise os projetos que tratam da indicação de grupos prioritários para a vacinação. A petista é autora da matéria que pede a priorização na imunização dos trabalhadores em educação.

Anúncio – Ao estender a quarentena por mais três dias, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que a partir do dia 1º de abril será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril. Com isso, as atividades estarão liberadas no feriado de Páscoa, indo na contramão do aumento de casos e alta taxa de ocupação pra Covid-19 em Pernambuco.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO