Cenário Político: gestão durante pandemia vai refletir na eleição

Notícias
Por Américo Rodrigo
25 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da quinta-feira

Não dá para desassociar as eleições do próximo ano do combate à pandemia, até porque três dos pretensos candidatos ao Palácio do Campo das Princesas são prefeitos, e a execução das ações em cada município servirá de vitrine para esses gestores. A ampliação da faixa etária na imunização e a abertura de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão entre as principais medidas adotadas.

Caruaru, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes têm em comum administradores que atuam no campo da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), que tem enfrentado a forte resistência do setor produtivo por conta das necessárias restrições aplicadas em Pernambuco, para que o sistema de saúde não entre em colapso. O socialista não pode mais disputar uma reeleição, mas seu grupo político não vai abrir mão de eleger um sucessor.

Diante de tantas vidas perdidas, a condução dos gestores no combate ao novo coronavírus vai pesar bastante na hora do voto. Um outro fator será a retomada econômica e geração de empregos, áreas em que o possível candidato ao Governo do Estado, Geraldo Julio, está inserido. Apesar do pleito ser decidido apenas em outubro de 2022, as estratégias eleitorais não estão sendo deixadas de lado e cada movimento precisa ser observado com bastante atenção.

Anúncio – Visando reduzir o impacto financeiro no bolso dos caruaruenses, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), prorrogou o pagamento das parcelas de março e abril do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo, para o mês de novembro e dezembro. Outros anúncios facilitando o pagamento de impostos municipais também já tinham sido feitos.

Reforço – A Prefeitura de Garanhuns anunciou que vai auxiliar a rede pública de saúde do município com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos pacientes com a Covid-19. Os leitos estão sendo instalados na Unidade de Tratamento Covid-19 (UTC), localizada no bairro Francisco Figueira. 

Endurecimento – Após o país registar mais de 3 mil mortes na última terça-feira (23), a deputada Teresa Leitão (PT) defendeu em uma rede social o lockdown pela vida, para que não aconteça um colapso geral nos hospitais Ela ainda alertou para o risco da falta de medicamentos e de oxigênio.

Baixa – Apontando descontentamento com a condução do PDT em Pernambuco, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo, anunciou a sua desfiliação da sigla. De acordo com o gestor, ele não vinha tendo a devida atenção que merecia. O deputado Wolney Queiroz, presidente estadual da legenda, foi procurado pela coluna Cenário Político para dar sua versão, mas preferiu não responder as acusações e evitar a polêmica.

Recado – Em um tom mais incisivo, o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), mandou um recado ao Palácio através de um pronunciamento. Ele afirmou que, se não houver correção de rumo, a crise pode resultar em “remédios políticos amargos” a serem usados pelo Congresso, alguns deles fatais. Essa é a primeira vez que o aliado do presidente endurece sua fala em relação a condução da pandemia.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO