Número de cadastrados como MEI cresce quase 1.600% em Caruaru

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
22 de março de 2021 às 16h00min
Foto: SEIC/Divulgação

O número de Microempreendedores Individuais (MEI) em Caruaru cresceu quase 16 vezes em uma década ou cerca de 1.600%. Em 31 de dezembro de 2010, a Capital do Agreste tinha 1.159 profissionais formalizados. Já no último dia do ano de 2020, os números saltaram para 18.426 MEIs, 54% do Agreste Central, uma média de adesão de 1,5 mil por mês.  

Os dados apurados pela SETEQ mostram que ainda há espaço para que mais trabalhadores informais busquem algum tipo de segurança e se cadastrem como MEI. Caruaru é conhecida nacionalmente e se destaca pelo comércio de confecções e de artesanato – inserida no Polo de Confecções e considerada o maior Centro de Artes Figurativas da Américas.   

O município ostenta a melhor posição de cadastros em MEI do Agreste Central, região que tinha 34.098 inscritos até o réveillon de 2020. Dentre os seis Expressos Empreendedores de Pernambuco – todos vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação – o de Caruaru também se apresenta como carro chefe do estado. 

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o número de MEIs tende a aumentar, à medida que as pessoas tomem conhecimento dos benefícios. “Quem se formaliza, pode vender para o governo, ter CNPJ, obter acesso a produtos e serviços bancários, como crédito, ter baixo custo mensal de tributos, como INSS, ISS ou ICMS, além de contar com benefícios previdenciários, aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte (para a família)”, disse Alberes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO