Coluna da segunda-feira
Comandado no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, o PP já iniciou os trabalhos para as eleições do próximo ano. Atualmente a sigla conta com duas representações na Câmara Federal e 11 na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ficando atrás apenas do PSB. Já em relação aos municípios, no último pleito o partido saltou de quatro para 17 prefeituras, se firmando entre as três legendas que mais elegeram representantes.
O PP também avançou com espaços no Governo do Estado. Recentemente o partido recebeu de porteira fechada a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que é considerada uma máquina de votos e está sob a liderança do deputado licenciado Claudiano Martins. Nomes conhecidos da política foram contemplados na pasta, a exemplo do ex-deputado Kaio Maniçoba, que deve tentar buscar um novo mandato em 2022.
Nos últimos dias, Eduardo da Fonte passou a apresentar alguns correligionários que planejam disputar uma vaga na Alepe. Nos bastidores, o parlamentar tem o nome cotado para ocupar a vaga para o Senado na chapa da Frente Popular. Seu filho, Lula da Fonte, também tem sido lembrado para estrear com uma candidatura, podendo ser estadual ou federal, dependendo da composição em que a sigla esteja inserida.
Estratégia – Outro espaço desejado pelo PP para 2022 é a vaga na vice do PSB na corrida pelo Palácio, mais precisamente pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, como já foi abordado em outra edição da coluna Cenário Político. Uma coisa é certa: pelo seu tamanho, o partido vai reivindicar um espaço na majoritária. Se vai conseguir, é outra história.
Histórico – Em Caruaru o PP é liderado pelo deputado Erick Lessa, que obteve 32.910 votos na disputa pela Prefeitura de Caruaru. Pouco mais do que recebeu em 2018, quando conquistou um mandato na Alepe, onde vai buscar a reeleição. Recentemente o delegado foi cotado para substituir Cloves Benevides na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, mas a especulação não foi concretizada.
Destaque – Administrada por Anderson Ferreira (PL), Jaboatão dos Guararapes tem se destacado no seu plano de vacinação. O prefeito anunciou no último sábado (20), a imunização dos idosos a partir de 68 anos. Um dos sucessos é devido ao agendamento eletrônico, responsável por facilitar as marcações, evitando aglomeração.
Herança – Por nota, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Garanhuns informou que identificou novos débitos na ordem de R$ 4 milhões deixados pela gestão anterior. Ainda de acordo com o texto, por conta da dívida, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ficou retido.
Imunizantes – As primeiras doses de vacina contra a Covid-19, fornecidas pelo consórcio Covax Facility, desembarcaram no final da tarde deste domingo (21). A entrega é parte de uma primeira fase de distribuição de doses da OMS para o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, até o final deste mês de março serão entregues mais 1,9 milhão de doses do mesmo fabricante.