Recife inicia vacinação em idosos acima de 70 anos

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de março de 2021 às 11h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Idosos a partir de 70 anos, moradores do Recife, poderão ser vacinados contra Covid-19 a partir deste sábado (13). O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB), na manhã desta sexta-feira (12), em visita ao posto de vacinação drive-thru localizado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira. Ele destacou que o agendamento poderá ser feito a partir das 18h de hoje e a vacinação do novo grupo começa amanhã. O prefeito também anunciou a abertura de 10 novos leitos de UTI da rede da Prefeitura do Recife.

O gestor informou que, com exceção de Manaus, que tem um processo de vacinação excepcional por conta da crise sanitária, Recife é a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação nessa faixa etária. “O Recife vai ser a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação das pessoas com 70 anos ou mais. É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas”, afirmou ele.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

Além dos idosos a partir de 70 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. 

Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, no setor de Saúde do Trabalhador, e, mais recentemente, os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 (UTI e enfermaria Covid) e nos serviços de urgência e emergência também foram incluídos na lista de grupos prioritários.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO