Com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e firmar parcerias que possam trazer investimentos e melhorias para a vida dos recifenses, o prefeito João Campos (PSB) e a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), participaram de uma reunião virtual com a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon, na tarde desta quarta-feira (03). Na pauta do encontro estavam parcerias para áreas prioritárias da gestão municipal, que também estão alinhadas com as prioridades do governo americano, como educação, meio ambiente e empreendedorismo feminino.
“A gente tem hoje uma satisfação de poder falar com o Consulado Americano e poder continuar essa relação estreita que já existe entre o consulado e a cidade do Recife, sendo um polo para a região Nordeste. É muito importante para a gente isso. E tentar, de fato, aproximar ainda mais as parcerias, sobretudo nesse momento da pandemia do coronavírus e como a gente pode olhar para um nível de parceria que possa estimular não só a atratividade e o crescimento econômico, mas também as políticas sociais no nosso território”, destacou João Campos.
O prefeito do Recife citou a educação como uma área de interesse para parcerias com os Estados Unidos, a exemplo do que já acontece em outros Estados do Nordeste. “No governo do Estado de Pernambuco, temos o programa Ganhe o Mundo, de intercâmbio de pessoas que estudam na rede pública. A gente tem o interesse de fazer um movimento mais ousado e trazer a língua inglesa também na rede municipal de educação, tanto para alunos como para professores”, pontuou o gestor.
Outra prioridade da Prefeitura do Recife discutida na reunião desta quarta-feira, a área de sustentabilidade e enfrentamento da crise climática, também deve ser alvo de parcerias entre a capital pernambucana e os Estados Unidos. “O Recife assinou o protocolo de intenções para zerar carbono até 2050 e o prefeito João Campos vem fazendo um esforço e chamando todo o secretariado para implementar ações efetivas de enfrentamento a uma situação climática que é urgente no mundo todo”, completou Isabella de Roldão.