Nesta sexta-feira (19), a capital pernambucana completa um mês desde o início da execução do Plano Recife Vacina, elaborado pela Prefeitura do Recife exclusivamente para vacinação contra a covid-19. A cidade chega à data com 70.699 doses aplicadas, e 62.458 mil pessoas vacinadas, sendo mais de 8.241 com esquema completo, com primeira e segunda doses.
Do total de pessoas imunizadas, 29.866 são idosos, entre eles 1.822 acamados; 32.147 trabalhadores da saúde; e 445 pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa institucionalizadas.
O município recebeu, até o momento, 119.146 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Desse total, 17.520 foram da Oxford/AstraZeneca. Outras 101.626 doses foram da CoronaVac (Butantan/Sinovac), que estão sendo utilizadas para garantir o esquema vacinal completo de cada pessoa imunizada, com primeira e segunda doses.
A Prefeitura do Recife investiu em tecnologia para a vacinação na capital. O cadastro e agendamento dos usuários são feitos de forma 100% digital, através da plataforma Conecta Recife (aplicativo ou webapp). Ou seja, a pessoa só vai ao local de vacinação com data, horário e local marcados, evitando aglomerações.
Pensando nas pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade com a plataforma, a gestão disponibilizou profissionais para realizarem o acolhimento, tanto nos centros de vacinação como nas unidades da Atenção Básica da rede municipal, para ajudar no cadastro e marcação.
Por causa da limitação de doses, a primeira fase do Plano Recife Vacina precisou ser dividida em etapas. Começaram a ser vacinados no primeiro módulo os trabalhadores de saúde da linha de frente, idosos a partir de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência, pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa que moram em Residências Inclusivas e os trabalhadores desses locais.
Nesta etapa, equipes volantes fizeram a vacinação in loco. Na etapa seguinte, foram abertos nove centros de vacinação e três pontos de drive-thru, distribuídos em várias áreas da cidade, para imunizar os idosos a partir de 85 anos. Passou a ser necessário cadastro e agendamento, através do Conecta Recife, para receber a vacina.
Com a chegada de mais doses, a Prefeitura do Recife ampliou os grupos prioritários e colocou em funcionamento mais dois drive-thrus. Dessa forma, foi possível começar a imunizar trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador também foram incluídos na lista de grupos prioritários. Mais recentemente, os idosos a partir de 80 anos e trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 60 anos, também passaram a receber a vacina.