Coluna da segunda-feira
Amigo pessoal do deputado Rodrigo Maia, o também deputado Wolney Queiroz, que lidera a bancada do PDT na Câmara Federal tem buscado estreitar os laços com o ex-presidente da Casa. Em um almoço na última semana, o pedetista fez um convite para Maia se filiar novamente à sigla da qual já fez parte no início da sua caminhada. Após entrar em rota de colisão com a cúpula do DEM, o parlamentar anunciou saída do partido e vem sendo cortejado por outras legendas.
Responsável por emplacar a Reforma da Previdência dentro da Câmara, Maia encabeça algumas pautas que o PDT costumeiramente é contrário, mas ambos convergem na oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Wolney tem o aval de Lupi para trabalhar o ingresso de Rodrigo Maia na sigla. Uma nova conversa vai acontecer após o feriado de Carnaval, mas o ainda democrata não deve tomar nenhuma decisão de imediato.
Com o nome de Ciro Gomes colocado para disputar à Presidência da República em 2022, o PDT investe nos votos do centro para fortalecer o projeto que em 2018 não conseguiu chegar ao 2º turno. Outros partidos do campo progressista também já estão se movimentando com vistas ao próximo pleito e os pedetistas não estão fazendo diferente. Caso Maia decida pelo partido de Wolney, ele pode ser a ponte para buscar o apoio de outras legendas que não atuem no campo do radicalismo.
Visibilidade – Buscando ampliar seu raio de influência, o ex-prefeito do Recife e agora secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio (PSB), tem usado com frequência as mídias sociais para divulgar as ações da sua pasta. Ele é o nome que já está sendo trabalhado para disputar o Governo do Estado em 2022 e para isso precisa ficar mais conhecido nas demais regiões.
Publicidade – A Prefeitura do Recife tem procurado comunicar todas as ações do prefeito João Campos (PSB) à frente do governo municipal. O gestor não dá um passo sem que os veículos de imprensa recebam material das agendas. O trabalho é coordenado pelo experiente jornalista Gilberto Prazeres, que atuou diretamente na campanha do socialista e tem passagem pelo Palácio do Campo das Princesas.
Gestão – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL), tem dado o maior duro no seu início de mandato. O gestor diz que vem encontrando muita coisa sem funcionar na cidade, principalmente na área da cultura. Na última semana, Keko emitiu uma dura nota criticando a gestão anterior pela maneira que conduziu as políticas culturais do Cabo. Ele chegou a classificar a situação como “herança amarga”.
Incentivo – Na última semana o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), recebeu dirigentes do Sete de Setembro. A equipe está de volta à série A do Campeonato Pernambucano e vai contar com o incentivo do governo municipal para manter a cidade no calendário esportivo. Essa já era uma das pautas de campanha do gestor.
Registro – A deputada federal Marília Arraes (PT) registrou, em suas mídias sociais, os oito anos da morte do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra. A parlamentar sempre fez questão de lembrar o quanto ele foi importante na sua trajetória política, inclusive, quando Eduardo Campos tentou impedir Marília de sair candidata a vereadora do Recife em 2008.