Coluna da quarta-feira
Faltando menos de dois anos para a próxima eleição, a deputada Laura Gomes (PSB) acelerou o ritmo de agendas e tem dividido seu tempo entre compromissos institucionais em Caruaru e Recife. Apesar de ainda não ter conseguido ser uma ponte para ligar Raquel Lyra (PSDB) a Paulo Câmara (PSB), a parlamentar tem sempre feito falas voltadas ao município durante as reuniões plenárias.
Após as sucessivas derrotas do PSB na Capital do Agreste, o destino jogou no colo da matriarca da família a missão de manter o nome dos Gomes vivo no meio político. Fora da Assembleia Legislativa de Pernambuco desde janeiro de 2019, a socialista voltou ao parlamento após ocupar a vaga de Sivaldo Albino (PSB), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Garanhuns.
Líder da bancada do PSB na Alepe, Laura tem aproveitado o livre trânsito no Governo do Estado para tratar de demandas relacionadas aos municípios onde tem maior inserção eleitoral. Com uma votação muito abaixo do esperado em 2018, a deputada deve tentar mais uma vez buscar a reeleição em um cenário repleto de incertezas, tendo em vista que novas lideranças se tornaram protagonistas.
Ampliação – A Prefeitura de Caruaru anunciou a ampliação de vacina para profissionais da saúde que trabalham no município. Nesta fase, mais trabalhadores considerados grupo de risco alto, como vacinadores volantes, equipes de testagem para Covid-19, pessoal de laboratório de biologia molecular, de centros de testagem, de centros de diagnóstico, serviços de hemodiálise e serviços de oncologia, serão imunizados.
Racha – A intenção do governador João Doria em comandar nacionalmente o PSDB não foi bem digerida por algumas lideranças da legenda. O movimento vem logo após o racha da bancada tucana na Câmara Federal. O anúncio pegou Bruno Araújo de surpresa, já que ele aguardava ser reconduzido à presidência do partido em maio. Doria também voltou a falar sobre um possível afastamento de Aécio Neves. O tema deve esquentar ainda mais o clima.
Mais racha – Durante votação sobre a urgência em discutir o projeto de autonomia do Banco Central, parte da bancada do PSB votou contra a orientação do partido. Entre eles, o pernambucano Felipe Carreras, que tem votado com frequência em consonância com a base do governo Bolsonaro.
Acesso – A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (09), pela manutenção de liminar que deu à defesa do ex-presidente Lula (PT) acesso a mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava-Jato de Curitiba. Durante seu voto, o ministro Gilmar Mendes criticou duramente a forma como Moro atuou.
Saúde – Após ter se recuperado da Covid-19 recentemente, o ex-presidente Lula (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no último sábado (06), com quadro de bacteremia. Ele foi internado e medicado com antibióticos por via venosa. De acordo com a assessoria, o petista teve alta nesta terça-feira (09).