Coluna da terça-feira
Uma semana após a eleição da Mesa Diretora, os caciques do Democratas resolveram protagonizar uma verdadeira lavagem de roupa suja em público, com direito a acusações de traição partindo de todos os lados. Aos poucos as feridas que ficaram da maior derrota política de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara Federal vão sendo expostas, e a permanência dele no partido vai se tornando cada vez mais insustentável.
Visando fortalecer o ninho tucano para 2022, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não tem perdido tempo nas suas movimentações. No último domingo (07) ele convidou Maia para ingressar na sigla. O aceno feito pelo presidenciável foi visto com bons olhos por Bruno Araújo, que atualmente comanda o partido em nível nacional. A decisão deve ser anunciada pelos próximos dias.
Rodrigo Maia achou que o poder exercido por ele em uma das cadeiras mais importantes do país, ao longo dos últimos anos, seria capaz de influenciar nas decisões da sua legenda, mas acabou sendo frustrado pela cúpula do DEM, que desestabilizou por completo o então presidente. Isolado, Maia vai precisar calcular bem os próximos passos, que serão fundamentais para sua sobrevivência política em Brasília.
Votação – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), anunciou que pretende votar hoje (09) o projeto que prevê a autonomia operacional do Banco Central. O texto estabelece mandatos fixos de quatro anos para os diretores, regras para nomeação e demissão, e transformação do órgão em autarquia de natureza especial, não subordinada a nenhum ministério. O relator da proposta é o pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos).
Luto – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), decretou luto oficial de 24 horas na Casa, pela morte do senador paraibano José Maranhão (MDB), 87 anos, ocorrida nesta segunda-feira (08) em decorrência de complicações da Covid-19. Com o luto oficial, foi cancelada a sessão deliberativa prevista para hoje (09). Ficam mantidas apenas as reuniões internas, como a de lideranças partidárias.
Prestígio – Presidente da Alepe, o deputado Eriberto Medeiros (PP) participou, ontem (08), da cerimônia de celebração dos dois séculos de criação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O parlamentar foi uma das autoridades agraciadas com a Medalha Comemorativa do Mérito Judiciário 200 Anos, honraria entregue pelo Poder como forma de marcar a data histórica.
Abastecimento – Para garantir a segurança no fornecimento de água do Arquipélago de Fernando de Noronha, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou, nesta segunda-feira (08), uma ordem de serviço para a instalação de um novo sistema de dessalinização da água do mar. O processo, feito com a tecnologia de osmose reversa, recebeu um investimento de R$ 22 milhões e resultará em um aumento de quase cinco vezes na oferta de água potável para a população.
Investimento – Em Brasília, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), anunciou em uma rede social a conquista de uma emenda no valor de R$ 2,6 milhões para o município sertanejo. O recurso para saúde será encaminhado pelo deputado federal Carlos Veras (PT). Quem acompanha a série de agendas na capital federal é o ex-prefeito Luciano Duque (PT).