Coluna da terça-feira
Enquanto a oposição segue se movimentando na tentativa de chegar fortalecida na eleição de 2022, o governador Paulo Câmara (PSB) tem buscado fazer o dever de casa, preparando o terreno para eleger o seu sucessor no Governo do Estado. As mudanças no primeiro escalão, que estão sendo realizadas aos poucos, têm servido para acomodar alguns aliados insatisfeitos com os espaços ocupados.
O esforço para que o plano de vacinação seja bem executado e os impactos da pandemia minimizados podem ser fortes aliados para contribuir com o crescimento da popularidade do gestor. Outro elemento que pode contribuir com isso é o volume de obras que estão sendo preparadas para serem entregues nos próximos meses. Os principais investimentos são nas áreas de infraestrutura hídrica e viária, que são lideradas pela secretária Fernandha Batista.
Em meio às especulações que fazem parte dos debates políticos, uma delas é a de que Paulo Câmara possa somar em algum dos projetos em que o seu partido esteja inserido a nível nacional, passando a virar protagonista em outra esfera, mas tudo isso vai depender da conjuntura e do desempenho do seu governo. A única certeza é que o Palácio não vai medir esforços para eleger Geraldo Julio (PSB) e manter a hegemonia socialista em Pernambuco.
Imunização – Duas semanas após o início da vacinação contra a Covid-19, 118.733 pessoas que fazem parte do público prioritário da campanha em Pernambuco tomaram a primeira dose do imunizante, de acordo com dados divulgados, nesta segunda-feira (1º), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). As primeiras doses da vacina chegaram em território pernambucano no último dia 18 de janeiro.
Desfalque – Por recomendação médica após sintomas gripais, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) não viajou para Brasília e acabou não participando da eleição que elegeu a nova Mesa do Senado. Seu voto era em Simone Tebet (MDB), que há poucos dias foi abandonada pelo próprio partido. A parlamentar recebeu apenas 21 votos contra 57 de Rodrigo Pacheco (DEM).
Despedida – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), se emocionou, na noite desta segunda-feira (1º), durante discurso de despedida antes de iniciar a votação que elegeu seu sucessor no cargo. O parlamentar assumiu a cadeira em ‘mandato-tampão’ em 2016 e, depois, se reelegeu para o posto duas vezes.
Primeiro ato – Recém-eleito presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP) anulou, na noite desta segunda-feira (1º), a votação para os demais cargos da Mesa Diretora. Ele argumenta que o bloco de Baleia Rossi (MDB) foi registrado fora do prazo. Uma nova eleição foi convocada para a tarde de hoje (02), onde serão votados dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Suspenso – Seguindo o mesmo caminho do Governo de Pernambuco, que suspendeu o ponto facultativo para os servidores públicos nos dias de Carnaval, a Prefeitura de Caruaru publicou um decreto no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (1⁰), adotando a mesma medida. Desta forma, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 não haverá ponto facultativo para os festejos carnavalescos.