Coluna da quinta-feira
O comando nacional do PSDB, liderado pelo ex-deputado Bruno Araújo, está mesmo decidido a dar um outro rumo ao partido no estado. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), potencial nome para disputar o Palácio do Campo das Princesas, deve assumir, dentro das próximas semanas, a presidência estadual da sigla. Atualmente a legenda é conduzida pela deputada Alessandra Vieira, primeira mulher a ocupar o posto.
O assunto ganhou mais força nos últimos dias e também traz novos elementos, como o retorno do ex-senador Armando Monteiro Neto ao ninho tucano, conforme foi especulado pela nossa coluna ainda em dezembro do ano passado. A chegada de Armando coloca o partido em outro patamar, já que é um político de projeção nacional. Atualmente, o PSDB de Pernambuco não tem representantes em Brasília e Monteiro Neto pode ajudar nessa missão.
As costuras que têm sido feitas darão ainda mais visibilidade para Raquel Lyra, que agora vai ter um motivo para percorrer outras regiões e fortalecer o partido para o próximo pleito. Mesmo que não seja candidata em 2022, ela será uma peça chave para oposição, principalmente pela liderança que ela passou a exercer depois do resultado do último pleito. O movimento também serve para fortalecer o nome de João Doria (PSDB), que será candidato a presidente e vai precisar de um palanque no estado.
Liderança – A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), é a única gestora de Pernambuco selecionada pelo Comunitas. Lucielle está entre os 12 prefeitos do país que foram escolhidos. Eles receberão um diagnóstico personalizado das áreas mais críticas do município. O período é de três meses, com conteúdos teóricos e mentorias coletivas e individuais.
Retorno – Após período de isolamento por ter testado positivo para o novo coronavírus, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), retoma hoje (28) às atividades presenciais. O gestor acompanha a vacinação contra a Covid-19, no drive-thru do Geraldão, às 7h30. Em seguida, às 9h30, autoriza um pacote de intervenções para áreas de morro da cidade, no valor de R$ 20 milhões.
Trabalho – O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) e o prefeito de Água Preta, Noé Magalhães (PSB), estiveram reunidos ontem (27), com o governador Paulo Câmara (PSB), para tratar de assuntos relacionados ao município. Na pauta, a requalificação da PE-99, saneamento em bairros da cidade, geração de empregos e uma obra na Creche Jonas Thompson.
Articulação – O deputado Augusto Coutinho (Solidariedade) foi o responsável por levar o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), até o ministro do Turismo, Gilson Machado. Na bagagem, a requalificação da orla de Olinda. A Marim dos Caetés se tornou a principal base eleitoral do parlamentar, que vai buscar sua reeleição no próximo ano.
Provocação – O deputado Alexandre Frota (PSDB) lançou seu nome ontem (27), para a disputa da presidência da Câmara, mesmo com o seu partido já tendo declarado apoio a Baleia Rossi (MDB). Por falta de apoios, o movimento de Frota não deve prosperar. Com o intuito de provocar o presidente Jair Bolsonaro, seu ex-aliado, o tucano distribuiu latas de leite condensado aos jornalistas presentes no lançamento da candidatura.