A vacinação contra a Covid-19 já começou no Recife. A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos (52) foi a primeira recifense a ser vacinada contra o novo coronavírus. Moradora do Ibura, Zona Sul do Recife, ela é mãe de dois filhos e trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e faz parte do grupo prioritário para a imunização.
A aplicação aconteceu no Hospital Universitário Oswaldo Cruz na noite desta segunda-feira (18) e deu início oficialmente a vacinação na cidade. Cumprindo o isolamento social, o prefeito João Campos (PSB) parabenizou Perpétua por videochamada, após a vacinação. Acompanharam presencialmente o ato, o governador Paulo Câmara (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), entre outras autoridades.
Após ser vacinada, Perpétua do Socorro, falou um pouco do seu sentimento. “Me senti muito feliz e mais ainda por representar todo mundo, porque dá uma sensação de vitória, de missão cumprida. Eu tenho 52 anos e a gente fica com medo, muito medo. Pelo menos já deu uma aliviada e que as pessoas agora procurem se vacinar”, disse a técnica de enfermagem que trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo do Osvaldo Cruz há 25 anos.
O avião com o primeiro lote de vacina chegou ao Recife, vindo de São Paulo, por volta das 19h30. Em seguida, o carregamento com as 270 mil doses para Pernambuco, das quais 67 mil são para o Recife, embarcou em um caminhão frigorífico rumo à Central de Distribuição do Governo do Estado. No percurso, a população aplaudiu a passagem do caminhão pelas ruas da cidade.
Além de Perpétua, também foram vacinados a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum, da etnia Atikum, e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho.
O primeiro lote de vacina que chegou a cidade é o suficiente para vacinar 33,5 mil pessoas, a Prefeitura do Recife iniciará a vacinação pelos profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19, além de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores destas instituições já no início da manhã desta segunda-feira. Ao todo 13 equipes volantes farão a vacinação nos postos de trabalho dos profissionais de saúde e nas instituições.