A vereadora Liana Cirne (PT) tomou posse, nesta sexta-feira (1⁰), na Câmara Municipal do Recife, exibindo uma faixa em defesa das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e a manteve aberta durante o discurso de posse do prefeito João Campos. A faixa, com a frase “Preservem as Zeis”, faz alusão à aprovação do Projeto de Lei do Executivo (PLE) 24/2020, enviado à Câmara Municipal pelo ex-prefeito Geraldo Júlio no apagar das luzes da Legislatura passada.
Liana chegou a ingressar com um mandado de segurança para tentar adiar a votação dos projetos enviados por Geraldo Júlio (PSB) para a atual Legislatura. “Apesar de terem sido enviados pelo ex-prefeito Geraldo Júlio, entendemos que a Reforma Administrativa e a flexibilização da legislação das Zeis e a precarização do licenciamento ambiental (que integra a Reforma Administrativa) sempre foram do interesse do prefeito João Campos”. A vereadora acrescentou que continuará atuando para barrar a especulação imobiliária nas áreas carentes do Recife e o desmonte do licenciamento ambiental do município.
A vereadora defendeu ainda que a bancada do PT na Casa de José Mariano integre a oposição ao governo João Campos no legislativo municipal. Para Liana, além de o resultado das eleições terem colocado o PT na oposição, os primeiros projetos do prefeito João Campos, enviados ainda pelo ex-prefeito Geraldo Júlio, vão de encontro aos princípios do partido. “Não há como apoiar uma gestão que, mesmo antes de assumir, já patrocinou propostas como o novo Plano Diretor do Recife, a alteração nas regras das Zeis, permitindo o remembramento de terrenos acima do limite de 250 metros quadrados (m²) e abrindo espaço para a especulação imobiliária nas áreas carentes do Recife e a precarização do licenciamento ambiental do município”, destacou.