Coluna do sábado

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
19 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Maryanna Oliveira

Bloco liderado por Maia ganha força 

Na tarde desta sexta-feira (18), o bloco liderado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) recebeu o reforço do PT, PDT, PSB e PCdoB para a eleição da Mesa Diretora. Apesar da disputa ser só no dia 1º fevereiro, o clima nos bastidores é quente, já que o presidente Jair Bolsonaro não tem medido esforços para fortalecer o nome do líder do Centrão, Arthur Lira (PP).

Mesmo sem uma definição sobre quem vai enfrentar o candidato do governo, a adesão dos partidos da oposição é justamente para tentar barrar a vitória de Lira, com o argumento de defender os princípios democráticos e a liberdade. Os dois parlamentares mais cotados para receber a bênção de Maia são Aguinaldo Ribeiro (PP) e Baleia Rossi (MDB), mas os partidos progressistas prometem construir e apresentar um nome que seja viável para o grupo.

Os movimentos realizados por Arthur Lira têm tirado o sono de Rodrigo Maia, que nos últimos anos conquistou protagonismo na política nacional, sendo o grande condutor de projetos aprovados na Câmara, a exemplo da Reforma da Previdência. A ala comandada pelo democrata conta agora com 11 partidos e se tornou majoritária, mas o que de início parecia ser uma sucessão tranquila, vai se tornando um verdadeiro jogo de xadrez.

Inclusão – A Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (17), um projeto do deputado Danilo Cabral (PSB) que garante tablets e internet para alunos e professores da rede básica de educação pública. De acordo com o texto, o Governo Federal será responsável por transferir R$ 3,5 bilhões a estados e municípios para a execução da proposta. 

Beneficiados – A matéria aprovada na Câmara atenderá os estudantes da rede pública que pertencem a famílias que fazem parte do CadÚnico. Segundo dados recentes do Governo Federal, há 18,3 milhões de estudantes nesse perfil, sendo 14,8 milhões no ensino fundamental regular e 3,4 milhões no ensino médio regular.

Eleição – No próximo dia 4 de janeiro, promotores e procuradores de Justiça que compõem o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vão votar para escolher o chefe da Instituição para o período entre 2021 e 2023. Estão na disputa: Alexandre Bezerra, Marcos Carvalho, Maviael de Souza e Paulo Oliveira.

Gestão – O agora prefeito diplomado João Campos (PSB) apresentou ontem (18), a estrutura administrativa da sua futura gestão. A sugestão é diminuir 255 cargos comissionados e excluir uma secretaria. O projeto foi encaminhado para a Câmara e deve ser apreciado ainda nesta próxima semana. Outras mudanças estão incluídas entre as propostas enviadas.

Bolsonarista – O vereador eleito de Caruaru Cabo Cardoso (PP) chamou atenção durante a diplomação. O futuro parlamentar estava com uma máscara no rosto que trazia a imagem do presidente Jair Bolsonaro. Aos poucos os futuros legisladores vão mostrando sua personalidade e qual será o perfil adotado na Casa, pelos próximos quatro anos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO