Partido dos Trabalhadores precisa se reinventar
Não é apenas olhar para trás, apontar os erros cometidos e se preparar para a próxima eleição que vai fazer o PT voltar a ter protagonismo no cenário político nacional. A questão é bem mais ampla e passa por um processo de reestruturação partidária, de renovação de quadros e principalmente nas práticas. O antipetismo avançou a passos largos e tem comprometido bons projetos por conta da forte criminalização feita ao partido.
É inegável que o ex-presidente Lula é uma das maiores lideranças políticas do país e que deixou o seu legado através de programas de distribuição de renda e principalmente no combate à desigualdade social, que é hoje um dos maiores problemas a serem enfrentados pelos governantes, mas é necessário olhar para frente e entender que ciclos não são perpétuos e que novos nomes precisam dirigir os processos políticos em sintonia com A população.
Mesmo com o uso exaustivo da imagem de Lula no programa eleitoral, na tentativa de resgatar o eleitor petista de Caruaru, a candidatura majoritária posta obteve apenas 4.964 votos. E por uma sequência de fatores negativos, a legenda acabou perdendo seu assento na Câmara Municipal pelos próximos quatro anos, confirmando que é necessário aprofundar as estratégias em todos os espaços de atuação.
Frente ampla – Existe um campo que vem se lançando como opção para os eleitores progressistas. Ele é encabeçado por PDT e PSB. Esse movimento também serve para isolar o PT, que tem sido culpado de dividir a esquerda. O ensaio foi iniciado nessa eleição, onde as duas siglas já firmaram a aliança em alguns municípios chave com vistas para 2022.
Segundo turno – Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno das eleições em Macapá, capital do Amapá. Josiel teve 29,56% dos votos válidos e Dr. Furlan teve 15,91%. O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 03 novembro, que afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do Amapá.
Institucional – O governador Paulo Câmara (PSB) recebe hoje (07), no Palácio do Campo das Princesas o deputado Arthur Lira (PP). Ele é o nome de preferência do presidente Jair Bolsonaro para concorrer à eleição na Câmara Federal. Quem também estará presente na agenda será o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que preside a sigla no estado.
Visibilidade – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) foi destaque na Folha de S.Paulo neste final de semana. A matéria ressalta os eleitos e reeleitos que fazem parte de grupos como o Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Segundo a gestora, a parceria foi importante para desenvolver ações no município.
Projeto de futuro – Apoiadores de Raquel receberam com entusiasmo as palavras do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que defendeu o nome da prefeita de Caruaru para disputar o Governo do Estado em 2022. A tucana tem ganhado espaço no cenário político estadual. Ela ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.