Coluna da sexta-feira

Notícias
Por Américo Rodrigo
9 de outubro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

O peso da propaganda eleitoral

Evitando promover aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus, a agenda política dos candidatos foi modificada, e os tão importantes comícios precisaram ser substituídos por estratégias de comunicação para falar com o eleitor à distância. O uso das plataformas digitais no contexto das eleições ainda é muito recente, e apesar da popularização da internet, esse ainda não é um meio de comunicação acessível a todos. 

Em uma eleição tão atípica, os tradicionais veículos de comunicação em massa serão os responsáveis por levar os candidatos à casa de cada eleitor através da propaganda eleitoral gratuita, que começa a partir de hoje (09) na rádio e TV. Especialistas têm afirmado que o guia terá um peso ainda maior no pleito deste ano, já que a população estará bem mais atenta às propostas que serão apresentadas, e poderá fazer a diferença, se for bem utilizada.

Cinco candidatos à Prefeitura de Caruaru tiveram direito a tempo de rádio e TV. O Delegado Lessa (PP) larga na frente com 2’40” para apresentar suas propostas ao eleitor, seguido por Raquel Lyra (PSDB) com 2’39”, Marcelo Gomes (PSB) com 2’12”, Marcelo Rodrigues (PT) com 1’14” e, por fim, Raffiê Dellon (PSD) com 1’12”. Como não tem representante na Câmara Federal, apenas Rafael Wanderley (UP) ficou de fora do bolo.

O programa dura dez minutos e é transmitido em duas edições de segunda a sábado. No rádio, acontece das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; na TV, é veiculado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Através de sorteio realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a ordem das coligações será: Frente Popular de Caruaru; Caruaru é o meu País; Novos Caminhos para Caruaru Avançar; Todos por Caruaru e PT.

Este ano houve mudança na proporcional, e não haverá guia eleitoral para vereador, substituindo os tão marcantes – e muitas vezes, cômicos – minutos para apresentar suas propostas, por segundos distribuídos em inserções que entrarão ao longo da programação durante os comerciais. As inserções são clipes exibidos durante a programação, inclusive aos domingos, das 5h às 0h. Elas terão duração de 30 ou 60 segundos cada. Também contarão com um tempo total de 70 minutos diários, sendo 60% (42 minutos) para os candidatos a prefeito e 40% (28 minutos) para os candidatos a vereador.

Influência – Apesar de o guia ser voltado para Caruaru, o alcance é muito maior e acaba atingindo municípios de outras regiões do estado, que influenciam na Capital do Agreste. Por isso, muitas vezes, as produções são muito bem elaboradas, já que os programas podem impulsionar os candidatos.

Desenvolvimento – A partir do dia 11 de novembro o Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, começará a receber voos da Azul Linhas Aéreas. O anúncio foi feito ontem (08), pelo governador Paulo Câmara (PSB), e também contempla o aeroporto de Serra Talhada. A iniciativa deve fortalecer o turismo e o desenvolvimento econômico, atraindo novas empresas e gerando emprego e renda para os dois municípios.

Mérito – O deputado federal Wolney Queiroz (PDT) esteve presente no anúncio da retomada dos voos comerciais em Caruaru. O ato aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e além do governador, contou com a presença de diretores da Azul Linhas Aéreas. Desde o início, o pedetista não tem medido esforços para o retorno dessas atividades.

Tempo é dinheiro – Apesar de todas as conquistas em ter de volta voos partindo da Capital do Agreste, o valor de uma passagem de Caruaru para Recife, por exemplo, custa em torno R$ 350, com tempo estipulado em 30 minutos de voo. As operações serão realizadas com os aviões Cessna Gran Caravan.

Desvantagem – Segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem (08), a Delegada Patrícia (Podemos) como prefere ser chamada, é desconhecida por mais da metade dos recifenses. O que é um grande prejuízo para quem tem apenas 37 segundos de rádio e TV.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO