Bancários de Pernambuco aprovam Estado de Greve em Assembleia

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de agosto de 2020 às 08h00min
Foto: Divulgação

Os bancários de Pernambuco reunidos em assembleia virtual nesta quinta-feira (27), véspera do Dia dos Bancários, aprovaram o Estado de Greve, uma espécie de alerta para uma possível paralisação dos trabalhos, seja ela parcial ou total. Além disso, com 96,4% dos votos, também transformaram oficialmente a assembleia extraordinária em assembleia permanente. 

Com a decisão, a categoria poderá ser convocada a qualquer momento para avaliar a proposta a ser apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberar sobre encaminhamentos de mobilização. As negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban ainda estavam em andamento na noite de ontem.

Até o momento, os representantes dos bancos insistiram no reajuste zero para 2020. Propuseram um abono de R$ 1.656,22 para este ano. Para o ano que vem, a proposta apresentada foi de repor 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses. O Comando Nacional cobra reajuste para o ano corrente, pois, apesar da pandemia, o setor financeiro é o mais lucrativo do País.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO