Coluna da quarta-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
26 de agosto de 2020 às 00h00min
Foto: Diego Medeiros

PDT não tem mais motivos para rifar Túlio Gadêlha

O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, afirmou no início da semana que a pré-candidatura de Túlio Gadêlha à Prefeitura do Recife depende do resultado de uma pesquisa encomendada pela própria legenda. Segundo fontes, os números colhidos além de surpreender positivamente, apontaram uma competitividade do parlamentar, principalmente quando é associado ao nome de Ciro Gomes.

Durante a semana dois fatos positivos pesaram a favor do deputado. Pré-candidatos a vereador do PDT lançaram uma carta em apoio ao projeto encabeçado por Gadêlha, e membros da executiva municipal encaminharam, na última segunda-feira (24), uma resolução que decide pela candidatura própria na capital pernambucana. O documento referenda que a sigla deve disputar em municípios com mais de 200 mil eleitores, o que já tinha sido definido desde o ano passado. 

Apesar de Túlio ter oficializado sua pré-candidatura, o flerte com o PSB nunca deixou de existir. Talvez com os números da pesquisa na mão, o PDT estadual encare com seriedade o plano municipal. Caso, mesmo com todos esses fatores, Lupi resolva ceder aos caprichos dos socialistas, fica comprovado que o fortalecimento do partido no Recife nunca foi prioridade.

Convenção – O PDT Recife marcou para o dia 1º de setembro a convenção municipal. Um dia antes, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, desembarca na cidade para uma série de conversas. Ele chega com a missão de construir um consenso, já que existem duas pré-candidaturas postas: a do deputado Túlio Gadêlha e a da ex-secretária Isabella de Roldão.

Largando na frente – O PRTB vai realizar na próxima segunda-feira (31), a sua convenção partidária no Recife. No encontro será lançada a candidatura do deputado estadual Marco Aurélio para concorrer ao cargo de prefeito. O partido ainda não fechou aliança com nenhuma legenda para a disputa, mas será o primeiro a realizar sua convenção na capital pernambucana.

Cargos – A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou, ontem (25), que a sigla deveria deixar o governo Geraldo Julio (PSB). De acordo com a dirigente, neste momento, os petistas do Recife deveriam estar concentrados na busca de unidade interna e na campanha municipal.

Candidatura bolsonarista – Apesar de ainda fazer parte da base do governador Paulo Câmara (PSB), a chegada do PSL ao palanque de Erick Lessa (PP) fez o delegado cair de vez nos braços dos bolsonaristas. Se o discurso conservador já era uma marca do deputado, agora ele será ainda mais intensificado para poder atrair o eleitorado que defende a família tradicional e os bons costumes.

Agenda – O MDB Mulher Caruaru realizará um encontro on-line na próxima sexta-feira (28). Essa é a primeira atividade do partido sob o comando de Rayann Santos, que assumiu recentemente a presidência municipal. A atividade contará com a ex-deputada Miriam Lacerda, a advogada Malu Lacerda e o advogado eleitoral Marcelo Cumaru.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO