Ipojuca formaliza processo de armamento da Guarda Municipal

Notícias
Por Américo Rodrigo
25 de agosto de 2020 às 21h00min
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Ipojuca formalizou a solicitação de convênio com a Polícia Federal para o armamento da Guarda Municipal, processo que desde a semana passada foi se firmando com reuniões entre a gestão e a instituição. A oficialização da medida é fundamental para o processo de utilização das armas de fogo pelos servidores municipais que atuam na Guarda ipojucana. A prefeita Célia Sales (PTB) e o secretário municipal de Defesa Social, Osvaldo Morais, entregaram pessoalmente o acordo de cooperação técnica na sede da Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, no Recife.

Os representantes do município foram recebidos pelo diretor executivo da Polícia Federal no Estado, delegado Bernardo Torres, e o chefe da Delegacia Especial de Segurança Privada, Álvaro Lago. Para a prefeita Célia Sales, “o convênio é um reconhecimento da Prefeitura do Ipojuca com a instituição da Guarda Municipal que é uma das mais preparadas e qualificadas do Estado e que desempenha papel fundamental na segurança da população do município”, afirmou.  

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Osvaldo Morais, a Guarda Municipal do Ipojuca é extremamente qualificada e o armamento é mais uma ação de valorização da instituição que vem ocorrendo nos últimos anos. “Uma força de segurança precisa estar armada para ela ter e dar segurança à população”, destacou o gestor. Os próximos passos para a efetiva autorização do armamento da corporação são os exames psicotécnicos dos servidores, fiscalização dos espaços onde os equipamentos serão armazenados e o treinamento dos guardas municipais para utilização do equipamento. 

Em maio deste ano, a Prefeitura do Ipojuca recebeu a doação de 120 armas de fogo por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que serão utilizadas pelos agentes. As armas são do tipo pistola .40, de fabricação da marca Taurus, mesmo modelo utilizado pela Polícia Militar de Pernambuco. E também recebeu, do Ministério da Justiça através de emendas parlamentares, nove viaturas tipo Jeepes Renegade para facilitar as ações da Guarda Municipal.

No final do ano passado, a Prefeitura adquiriu coletes a prova de bala calibre 9mm e de objetos perfurantes. O investimento foi R$ 400 mil. Outro fator que faz a Guarda ser diferenciada é a política de valorização municipal, dando à categoria o maior piso salarial de Pernambuco. Há também investimentos na Central de Monitoramento, que possui 100 câmeras espalhadas pelo município dando aos guardas municipais mais precisão nas suas ações e segurança para os ipojucanos.

No ano de 2019, o município do Ipojuca alcançou a redução de 50% no número de homicídios, a maior redução da Região Metropolitana comparado a 2018. A marca foi também a maior redução da série histórica desde 2010.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO