Polícia Federal faz buscas na casa do governador do Piauí

Notícias
Por Américo Rodrigo
27 de julho de 2020 às 08h52min

Na manhã desta segunda-feira (27), a PF deflagrou a terceira etapa da “Operação Topique”, dando cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, em Teresina e em Brasília. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí. Um dos alvos é a casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e da deputada federal e ex-secretária de Educação, Rejane Dias (PT), primeira-dama do estado.

As ações de hoje dão continuidade às investigações formalizadas nas operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019. Nelas foram investigados crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação, praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Piauí.

Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da Secretaria de Educação se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de reais de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO