Coluna da quarta: Daniel Coelho retorna maior ao Governo 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de julho de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Além de Daniel Coelho passar a comandar uma pasta que tem relação direta com o início de sua carreira política, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, também terá protagonismo na pauta voltada para a causa animal, espaço que será estruturado a partir de agora.

Ainda sem um titular, a Secretaria Executiva para a Causa Animal será gerida, por enquanto, pelo próprio Daniel, que afirmou ter relação direta com essa pauta. Mais do que uma necessidade de política pública, a plataforma tem projetado nomes para câmaras e assembleias espalhadas pelo país e pode ser um investimento do núcleo político do Palácio do Campo das Princesas.

Quem apostou em uma eterna ruptura entre Daniel Coelho e a governadora Raquel Lyra (PSD) perdeu. O ex-deputado retornou maior ao Governo de Pernambuco, evidenciando que a construção de uma base sólida para 2026 fala mais alto do que divergências que, por ora, parecem ter ficado na eleição passada.

Recado – A posse de Daniel Coelho na Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha teve forte participação de lideranças comunitárias, mas foi marcada pela ausência significativa da classe política. O gesto é um alerta de que o novo gestor precisará exercitar o diálogo com esse campo para garantir apoio institucional.

Oportunidade – Em mais um ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, lança o programa Dívida Zero 2.0, uma iniciativa que oferece aos contribuintes a oportunidade de regularizar débitos referentes ao ICMS, IPVA, ICD e à Taxa de Prevenção e Combate a Incêndios, gerados até 31 de dezembro de 2024.

Filiações – Duas movimentações importantes estão previstas para a próxima semana: as filiações do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e da primeira-dama de Jaboatão dos Guararapes, Andréa Medeiros, ao PSD. As informações, confirmadas por fontes próximas aos dois e ao partido, foram divulgadas com exclusividade pelo Blog Cenário.

Medida – Ontem (1º), a Assembleia Legislativa reforçou o regime de trabalho híbrido na Casa, por meio de um projeto da Mesa Diretora. Nos corredores, circula a informação de que a Alepe deve suspender as atividades por 15 dias, em julho, para manutenção nos sistemas de ar-condicionado, o que pode dificultar a realização de sessões extraordinárias.

Reconhecimento – Algoz do presidente Lula na Operação Lava Jato, o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro foi recebido pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar de demandas relacionadas ao município de Ponta Grossa, no Paraná. A agenda reafirma a distinção do Executivo em relação às bandeiras políticas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO