Coluna da quinta: interesse nacional

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de maio de 2025 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Embora a relação do presidente Lula com parte das bancadas no Congresso não seja da forma como o petista gostaria, a interlocução institucional com os chefes da Câmara e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (UB-AP), respectivamente, tem sido a melhor possível.

Motta e Alcolumbre integram partidos que, majoritariamente, não votam com o Executivo nas duas Casas. No entanto, ambos têm se esforçado para não obstruir pautas de interesse nacional, deixando de lado diferenças ideológicas e atuando como fiadores da estabilidade entre os poderes.

Ontem (21), ao lado de Hugo Motta e Davi Alcolumbre, o presidente Lula assinou Medida Provisória que reformula a Tarifa Social de energia elétrica. A proposta vai beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros. O convite partiu da ministra Gleisi Hoffmann e serve como exemplo de diplomacia em meio às divergências em tempos de polarização.

Antirracismo – O ministro do Esporte, André Fufuca, comunicou nesta quarta (21), que o Governo Federal enviará ao Congresso Nacional um projeto alterando a Lei Geral do Esporte para combater o racismo nos estádios de futebol. Pelo texto, clubes e federações que não adotarem medidas efetivas contra essa prática deixarão de receber recursos da pasta.

Alfabetização – O ministro da Educação, Camilo Santana, foi até a Câmara dos Deputados, nesta quarta (21), e rebateu críticas ao decreto do Governo que proíbe o ensino a distância (EaD) para os cursos de Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia. A Portaria nº 381/2025, que estabelece as regras de transição, foi publicada pelo MEC ontem.

Sabatina – Convidado pelo deputado Mendonça Filho (UB), que é relator da PEC da Segurança Pública na CCJ da Câmara dos Deputados, o ministro Ricardo Lewandowski marcou presença ontem (21) na Casa para responder questionamentos da oposição que classifica a proposta como “eleitoreira”. No entanto, para o representante da União, será “o início da solução” para combater a criminalidade.

Mudança – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O próximo passo é a análise em plenário, com pedido de urgência na tramitação. A proposta também prevê a unificação das eleições para todos os cargos a partir de 2034.

Agenda – O caso do ilhéu que teve uma perna amputada, depois de levar um tiro de um delegado substituto em Fernando Noronha, acabou desencadeando protestos pedindo justiça e mais segurança no arquipélago. Em mais um dia de agendas, Virgilio Oliveira, que está como adjunto enquanto aguarda sabatina, teve uma reunião com o delegado titular da ilha, Rodolfo Cartaxo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO