Camaragibe inicia nova era zerando o uso do papel na gestão municipal

Notícias
Por Redação
29 de abril de 2025 às 17h25min
Foto: Divulgação

Ao assinar a ordem de serviço de pavimentação da Rua Alexandria, no bairro Alberto Maia, na noite de ontem (28), o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), não apenas autorizou de forma simbólica o começo das obras, mas também iniciou uma nova era na gestão municipal: a eliminação do papel. É que a rubrica do gestor no documento foi feita de forma digital dentro do objetivo do programa Camaragibe Digital, ferramenta inovadora que vai promover eficiência, padronização e economia aos cofres públicos. 

Quem acompanhou a solenidade, reparou que a assinatura foi feita de forma digital com o uso de um tablet. Esse momento é um marco para a nossa cidade, o primeiro passo para uma Camaragibe 4.0, totalmente conectada com a gestão democrática, transparente, digital e eficiente. O uso da tecnologia, eliminando o papel nos trâmites gerais da Prefeitura, vai promover uma comunicação mais direta e participação mais ativa dos cidadãos nas decisões públicas, além de reduzir gastos na gestão municipal. Com isso, vamos investir muito mais em vários projetos na saúde, segurança, educação e mobilidade, entre outros, em benefício da população”, declarou Diego Cabral.

Presente no ato simbólico da assinatura digital da ordem de serviço, o secretário de Inovação e Tecnologia de Camaragibe, Marcos Ribeiro, explicou que a rubrica do prefeito ainda não ocorreu através da plataforma Sogov, software desenvolvido para apoiar as demandas de gestores e servidores municipais na administração pública, mas destacou que o ato marca oficialmente a tendência de eliminação do papel nos trâmites da Prefeitura. Ele voltou a destacar que o programa Camaragibe Digital vai realizar a gestão eletrônica de documentos em todos os processos internos da prefeitura, bem como a resolução das demandas dos cidadãos. O secretário lembrou, também, que a plataforma vai funcionar através de um sistema de nuvem com o armazenamento de todas as informações da gestão, o que vai facilitar a criação e a personalização de documentos como ofícios, memorandos, processos administrativos e registros de ouvidoria, adaptando-se às necessidades específicas de cada órgão público.

É motivo de felicidade para todos nós da Secretaria de Inovação e Tecnologia presenciar a assinatura digital de uma ordem de serviço da Prefeitura, neste caso através da Secretaria de Infraestrutura, de um serviço de pavimentação de rua, tão essencial para a população e, ao mesmo tempo, em que iniciamos de forma prática o início do papel zero na gestão municipal. Todos estão trabalhando intensamente neste projeto do Camaragibe Digital e temos convicção de que estamos no caminho certo para uma gestão totalmente eficiente e conectada. Esta assinatura digital representa o primeiro ato de uma nova era na história de Camaragibe”, frisou Marcos Ribeiro.

O secretário ressaltou, ainda, que dentro da proposta do programa todos os processos estão sendo gerenciados de forma intuitiva com painéis que darão uma visão clara de prazos, demandas e comunicações. Outro diferencial da plataforma, lembrou Marcos Ribeiro, será a automação de fluxos de trabalho, garantindo que cada etapa do processo administrativo siga regras e padrões pré-definidos, permitindo a configuração de campos, formulários e regras de aprovação de acordo com a demanda de cada repartição. Além disso, a ferramenta vai oferecer controle de assinaturas digitais e fluxos de aprovação integrados.

Diego Cabral e Marcos Ribeiro também salientaram que, na primeira etapa, o programa  está sendo direcionado à aplicação e conhecimento do sistema de forma interna para os servidores municipais. Em uma segunda fase, haverá a extensão a toda a população. No entanto, prefeito e secretário destacaram que no planejamento de cidade conectada através do Conecta Camaragibe já existe o projeto Wi-Fi Livre, de conexão gratuita de internet, implementado na Rua Eliza Cabral, um dos principais centros comerciais de Camaragibe, cuja expansão para outras localidades já está sendo estudada pela Secretaria de Inovação e Tecnologia e deverá ser implementada nos próximos meses.

O programa Camaragibe Digital é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Tecnologia que, ao eliminar totalmente o uso do papel na gestão municipal com uma tecnologia inovadora e eficiente, vai reduzir as despesas da Prefeitura Municipal em cerca de R$ 600 mil por ano. A plataforma digital, um portal de aplicativos de serviços públicos, já havia sido apresentada pelo prefeito Diego Cabral no mês de fevereiro e tem o objetivo de promover a eficiência da gestão pública e a economia financeira através de material humano, logística, insumos e rapidez de resultados.

Redação

Ouça agora AO VIVO