
Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios por meio de políticas públicas e ações voltadas para o setor, será instalada na Alepe, nesta quarta (23), a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Lançado inicialmente em 2023, a grupo será coordenado, nesta nova fase, pela deputada estadual Débora Almeida (PSDB). A iniciativa conta com o incentivo do Sebrae Pernambuco, que atua como aliado na construção da agenda de trabalho.
A reativação da Frente Parlamentar, antes coordenada por José Patriota – que faleceu no ano passado –, tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios em Pernambuco e ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas, que representam cerca de 94% do total de empreendimentos no estado – mais de 595,4 mil, segundo a Receita Federal. Em 2024, esse segmento respondeu pela criação de mais de 50,5 mil empregos com carteira assinada, o equivalente a 81,15% do saldo total de postos formais gerados no ano, de acordo com dados do Caged.
Pautas prioritárias
Entre as pautas estratégicas que compõem a agenda da Frente Parlamentar estão:
- Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental, que já tramita na Alepe, com relatoria da deputada Débora Almeida;
- Regulamentação da produção de queijo artesanal em Pernambuco, com a unificação dos projetos existentes sobre o tema e a definição das prioridades, a partir de estudos desenvolvidos pelo Sebrae/PE em parceria com universidades;
- Criação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-PE), para o qual já há projeto em tramitação, de autoria da deputada Rosa Amorim. A Frente pretende liderar o debate e dialogar com o Poder Executivo para viabilizar sua implantação;
- Novo decreto de classificação de risco das atividades econômicas no Estado de Pernambuco, para que as melhores práticas nacionais sejam incorporadas à legislação estadual, com escuta ativa de órgãos licenciadores como a CPRH, o Corpo de Bombeiros e a Apevisa.
“A retomada dos trabalhos da frente tem total sinergia com o desenvolvimento do nosso Estado. O Sebrae, ao lado de outros parceiros, tem importância estratégica para a movimentação da economia, a geração de emprego, de renda e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Já somos uma população empreendedora e que não nega trabalho. Precisamos agora melhorar o ambiente para que as micro e pequenas empresas possam crescer ainda mais”, destaca a deputada Débora Almeida.
O superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, ressalta que a instalação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa é fundamental para garantir que os pequenos negócios estejam no centro das discussões políticas do estado.
“O Sebrae-PE, como parceiro dos pequenos negócios, já atua de forma intensa na construção e implementação de políticas públicas nos municípios. Agora, queremos ampliar esse debate no âmbito estadual. Para isso, estamos propondo uma agenda com pautas que consideramos estratégicas para o fortalecimento do ambiente de negócios em Pernambuco”, afirmou.