Matuto se retrata por falas sexistas na Alepe: “minha origem é do interior”

Notícias
Por Karol Matos
10 de abril de 2025 às 08h15min
Foto: Roberto Soares

O deputado Júnior Matuto (PSB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ontem (9), para se retratar pelas falas proferidas no dia anterior, em que causou constrangimento geral em todo o estado.

Na última terça (8), o parlamentar fez um discurso extremamente machista e sexista no plenário da Alepe, fazendo uma alusão aos órgãos genitais do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), para comparar a força que ele exerce nos embates com o governo Raquel Lyra. Uma situação horrível que foi uma violência não só à governadora, mas a todas as mulheres, ao ambiente legislativo e até ao próprio Álvaro.

Ontem, nenhuma das deputadas subiu à tribuna para reagir a Matuto, mas diante da repercussão, virando até pauta de TV, ele se viu obrigado a se retratar. Fez uma fala que durou menos de dois minutos e se justificou afirmando que é um homem do interior, mas o que vale é a intenção que ele teve.

Com muita humildade, todo mundo sabe que minha origem é do interior e eu fui criado escutando algumas vivências do homem do campo, que aqui é acolá a gente fala. Mas com a educação que eu tenho, a humildade, eu sei que não é ‘o que é dito’, mas ‘como é dito’”, disse num primeiro momento.

Minha intenção, no momento em que externei minhas palavras, foi, no calor da emoção, defender uma bandeira. Infelizmente, magoei algumas pessoas. Respeito isso, e estou aqui para me redimir e pedir desculpas”, finalizou Matuto.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO