Os gestos de Raquel Lyra à base e ao chefe da Casa Civil

Notícias
Por Karol Matos
19 de fevereiro de 2025 às 16h15min
Foto: Karol Matos

O evento em que foram assinadas as ordens de serviço de 38 creches para 30 municípios, no fim da manhã desta quarta (19), no Palácio do Campo das Princesas, recebeu um grande número de deputados estaduais, algo que há algum tempo não acontecia, já que a representação parlamentar nos eventos do governo era baixa. Hoje, pelo menos 20 deputados estiveram presentes. Alguns deles, integrantes do “blocão” governista, composto por PSDB, PRD, PT, PV, PCdoB, SD e PP, outros, filiados a partidos de oposição ou legendas que estão na independência.

Durante o discurso, a governadora agradeceu diretamente a eles, principalmente os que são seus aliados, afirmando que as ações que a gestão vem desempenhando têm suas digitais. “Passam pelas mãos dos deputados e deputadas estaduais que estão defendendo não só o nosso governo, mas a população de Pernambuco como um todo. A vocês, minha gratidão e meu reconhecimento sempre”, disse.

Do blocão estiveram presentes Débora Almeida (PSDB), Izaías Régis (PSDB), Joãozinho Tenório (PRD), Doriel Barros (PT), João Paulo (PT), Joaquim Lira (PV), Luciano Duque (SD), Gustavo Gouveia (SD), Wanderson Florêncio (SD), Antônio Moraes (PP), Kaio Maniçoba (PP), Henrique Queiroz (PP), Jeferson Timóteo (PP), e Pastor Adalto Santos (PP). Do PSB, legenda que é oposição declarada, participaram France Hacker, Aglailson Victor e Simone Santana. Do PL, apenas Nino de Enoque esteve presente, enquanto do União Brasil, houve a presença de Socorro Pimentel, líder do governo, e Romero Sales Filho.

Com exceção de Simone, todos os demais assinaram a carta em repúdio ao presidente em exercício da Alepe, deputado Rodrigo Farias (PSB), devido às eleições das três principais comissões da Casa.

Ainda durante o evento, quando fazia as saudações, a governadora fez mais um gesto, agora a Túlio Vilaça, chefe da Casa Civil, intitulando o auxiliar como “nosso guerreiro”. Apesar de ser solícito e extremamente gentil (é importante frisar), ele tem sido alvo de fogo amigo, já que os próprios aliados têm atribuído as recentes crises à falta de articulação política do governo estadual, principal função de Vilaça. Ao menos por ora, a fala da governadora sinaliza que ele continua sendo um dos seus homens de confiança e deve permanecer no cargo.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO