
O Governo de Pernambuco abriu uma licitação para a compra de um avião de pequeno porte seminovo para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), comandado pela Secretaria de Defesa Social.
A aeronave será do modelo King Air 260, com capacidade para transportar sete passageiros, dois pilotos e suas respectivas bagagens. O edital foi disponibilizado através do Portal de Compras do Governo Federal, onde o Blog Cenário teve acesso sobre detalhes da licitação.

O valor máximo para a contratação do equipamento nacional é de R$ 67.872.413,70, enquanto que para uma aeronave importada, o Estado pretende pagar US$ 10.947.163,50 (10,9 milhões de dólares). A empresa vencedora da licitação será a que apresentar o menor valor do produto. O avião deve ter no máximo 4 anos de uso e há um limite de valor estabelecido para cada ano de fabricação, conforme tabela abaixo.

O documento traz ainda o estudo técnico que fundamenta a necessidade da compra. A análise afirma que além do apoio às operações policiais e da Defesa Civil, a aeronave também deve atender às necessidades da Central de Transplantes, além de outras pastas como a Administração de Fernando de Noronha, Casa Militar e Casa Civil.
“É notória a existência de demandas reprimidas para o uso desta aeronave, tais como: operações aéreas policiais, busca e salvamento, resgates e remoções aeromédicas, ações em situações de calamidades públicas e de defesa civil, apoio ao Governador do Estado em missões de interesse governamental, dentro e fora de Pernambuco e a Órgãos Governamentais Federais e Municipais”, diz um trecho do estudo técnico.
O documento afirma que hoje o Governo do Estado tem apenas uma aeronave bimotora, que fica condicionada quando utilizada à utilização de um setor por vez, e que não consegue atender às demandas quando está em manutenção. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado e o processo foi aberto ontem (14), no Sistema de Compras do Governo Federal. A análise das propostas deve acontecer no dia 28 deste mês.